Programa e Metodologia
O Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional será oferecido na modalidade a distância (EaD), conforme estabelecido no Art. 5º da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 0083/2024 da Universidade de Brasília. O curso adota uma metodologia problematizadora de ensino, fundamentada no Arco de Maguerez, que constitui uma abordagem pedagógica ativa amplamente utilizada no ensino superior em saúde. Esta metodologia tem como princípio conectar estudantes e professores com as realidades de seus entornos de atuação, promovendo a resolução de problemas reais e situações profissionais aplicadas. A metodologia problematizadora estimula a autonomia do estudante, desenvolvendo sua capacidade crítica e reflexiva, tornando-o agente ativo de seu próprio aprendizado.
Estrutura Didático-Pedagógica
O programa do Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional está organizado em momentos de concentração (300 horas) e dispersão com atividade dos tutores do curso (60 horas/ conforme plano de trabalho abaixo com a participação de tutores seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Decreto nº 9.057/2017, que regulamenta a educação a distância no Brasil. Durante o período de concentração, os alunos deverão comparecer e participar das aulas, conforme os módulos oferecidos, mantendo frequência mínima de 75% de presença, conforme exigido pelo Art. 16 da Resolução 0083/2024.
Mediação Didático-Pedagógica
• A utilização de tecnologias de informação e comunicação adequadas
• A realização de encontros síncronos
- Mediação pedagógica qualificada com profissionais especializados
Técnicas de Ensino e Aprendizagem
O curso empregará diversas técnicas de ensino e aprendizagem, incluindo:
• Apresentação de disparadores: Casos clínicos problematizadores que serão desenvolvidos e discutidos nos momentos de dispersão
• Conteúdo teórico-prático gravado assíncrono com apoio de recursos audiovisuais
• Aula síncrona: em laboratórios de prática e simulação,
• Grupos de discussão e estudos dirigidos
• Discussões de casos clínicos baseados na prática profissional
• Análise crítica de artigos científicos com produção de resenhas
Momentos de Dispersão
Nos momentos de dispersão (60 horas), os alunos desenvolverão estudos independentes com supervisão dos tutores, incluindo atividades práticas no próprio serviço, alinhadas aos conteúdos abordados na etapa de concentração. Para cada atividade realizada, os alunos deverão apresentar um relatório (fechamento do disparador), seguindo roteiro pré-estabelecido, além de leituras complementares para fundamentar as atividades.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional (AVA)
As disciplinas serão realizadas em plataformas institucionais como o Moodle e o Aprender 3, que permitem a disponibilização de conteúdos, realização de avaliações, interação entre alunos e professores e acompanhamento do progresso acadêmico. No Moodle, serão oferecidos recursos como fóruns, questionários, lições e tarefas, facilitando a interação entre professores e alunos e promovendo um ambiente colaborativo de aprendizagem.
Materiais Didáticos
Serão disponibilizados materiais didáticos interativos, adaptados para EaD, que servirão como principal canal de comunicação com os alunos. Esses materiais incluirão:
• Textos especializados em linguagem dialógica
• Vídeos educacionais
• Fóruns de discussão
• Casos clínicos problematizadores
• Questões discursivas
• Artigos científicos para leitura crítica
• Produção de resenhas relacionadas aos componentes curriculares
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Ferramentas como OneDrive e Microsoft Teams serão utilizadas para a criação e compartilhamento de materiais didáticos digitais, promovendo um ambiente virtual colaborativo entre professores e alunos.
Estrutura de Carga Horária por Módulo
Cada componente curricular seguirá o formato de aprendizado estruturado (Plataforma Teams/Aprender 3):
Atividades Síncronas e Assíncronas
O curso garantirá a realização de encontros síncronos, por meio das plataformas Teams e Aprender 3:
• Atividades assíncronas: Realizadas com estudantes e docentes
• Atividades síncronas: Realizadas com estudantes e docentes em tempo coincidente
• Atividades síncronas mediadas com tutores: Atividades interativas com grupo reduzido de estudantes, apoio pedagógico e controle de frequência.
Avaliação
A avaliação do curso será realizada por meio de instrumentos específicos, incluindo feedback dos discentes, docentes e entidades conveniadas, garantindo a qualidade contínua da formação, e conformidade com as exigências do Ministério da Educação para cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD.
Atividade | Carga Horária |
Conteúdo teórico-prático gravado assíncrono | 10 horas |
Aula síncrona | 5 horas |
Questões objetivas (3 min por questão) | 1 hora |
Questões discursivas (5 min por questão) | 1h30min |
Leitura crítica de artigos científicos (4 min por página) | 2h30min |
Total por módulo | 20 horas |
Módulo | Nome da Disciplina |
1 | Anatomia funcional da coluna vertebral, membros superiores e membros inferiores |
2 | Plasticidade do sistema musculoesquelético |
3 | Cinesiologia e Biomecânica do aparelho locomotor |
4 | Metodologia de Pesquisa Científica |
5 | Prática baseada em evidência no contexto da Fisioterapia Traumato-Ortoédica |
6 | Ortopedia e Traumatologia Clínica |
7 | Seminário |
8 | Métodos Quantitativos em Pesquisa aplicados à Fisioterapia Traumato-ortopédica |
9 | Avaliação funcional em Fisioterapia Traumato-ortopédica |
10 | Agentes eletrofísicos aplicados à fisioterapia traumato-ortopédica |
11 | Prescrição do exercício terapêutico |
12 | Terapia Manual |
13 | Abordagem fisioterapêutica nas disfunções da coluna vertebral |
14 | Abordagem fisioterapêutica nas lesões dos membros superiores |
15 | Abordagem fisioterapêutica nas lesões dos membros inferiores |
16 | Trabalho de Conclusão de Curso |
