
GRUPO DE PESQUISA
Acesso a Medicamentos e Uso Responsável
Equipe de Pesquisadores

Camila Alves Areda Cassano
Currículo Lattes
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2003). Doutora em Ciências Farmacêuticas – Facudade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (2009). Foi consultora da Fundação Instituto Pólo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto atuando no projeto do Parque Tecnológico de Ribeirão Preto. Foi professora da Universidade Paulista. Foi Sócia Proprietária da Essentii Tecnologia & Inovação. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacoeconomia, Inovação Tecnológica, Tecnologia Farmacêutica e Farmacotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação farmacêutica, desenvolvimento de sistemas de liberação de fármacos, e farmacoeconomia. Atualmente é professora de Economia e Gestão Farmacêutica, Farmacotécnica e Homeopatia na Universidade de Brasília, Campus Ceilândia e Professora do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação – ProfNIT (ponto focal UnB/CDT).

Dayani Galato
Currículo Lattes
Possui graduação em Curso de Farmácia (1996), mestrado a (1998) e doutorado (2004) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília atuando no Curso de Farmácia e no programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade da Ceilândia. Coordena o grupo de pesquisa em Acesso à Medicamentos e Uso Responsável (AMUR – UnB). Atuou na Universidade do Sul de Santa Catarina no Curso de Farmácia e no Programa de Pós-Graduação em Saúde. Foi coordenadora do Núcleo de pesquisa em Atenção Farmacêutica e Estudos de Utilização de Medicamentos (NAFEUM) no qual atualmente atua como colaboradora. É membro da International Society of Pharmacoepidemiology (ISPE) e da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF). Integra a diretoria da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) – 2017-2021 e atua no Grupo de Trabalho em Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal. Atua como membro do grupo Workplace Health Without Borders (WHWB) que aborda a saúde de catadores de materiais recicláveis. Atua principalmente nos seguintes temas: uso racional de medicamentos, cuidado farmacêutico e farmacoepidemiologia e saúde do trabalhador. Atualmente desenvolve trabalhos que visam a promoção do uso racional e descarte correto de medicamentos.

Emília Vitória da Silva
Currículo Lattes
Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Goiás, em 1993, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, 2002, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, 2009 e pós-doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Trabalhou por 15 anos no Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos / Conselho Federal de Farmácia, Cebrim/CFF. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (FCE/UnB). Coordenadora do grupo de pesquisa Acesso a Medicamentos e Uso Responsável – AMUR e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, sucursal Brasília. Coordenadora dos projetos de pesquisa Avaliação dos serviços clínicos providos por farmacêuticos, na Unidade de Farmácia Clinica, do Hospital Universitário de Brasília, e de extensão Laboratório de Apoio às Atividades Clínicas – Informação Oportuna – LASCIO.

Micheline Marie Milward de Azevedo Meiners
Currículo Lattes
Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1988) e mestre em Farmacologia – na área de Farmacoepidemiologia – pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta do curso de Farmácia da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduaçõa em Medicina Tropical (área de pesquisa Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e Epidemiologia e Controle das Doenças Infecciosas e Parasitárias). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacoepidemiologia, Farmacia Hospitalar, Farmácia Clínica; Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Transmissíveis, especialmente Melhoria da Qualidade da Atenção e Gestão de Condições Crônicas; Em Gestão de Projetos, atua principalmente nos seguintes temas: uso racional de medicamentos, aspectos éticos profissionais, estudos de utilização de medicamentos, farmácia comunitária, farmácia hospitalar, adesão ao tratamento, políticas de saúde e qualidade da atenção aos usuários de saúde. Atuou em diferentes campos da profissão, como farmácia de manipulação, drogaria, farmácia hospitalar (SES-DF), organismo internacional (OPAS/OMS) e Ministério da Saúde. Mais recentemente foi Chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do Hospital Universitário de Brasília.