

Links
- Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
- Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região
- Revista Brasileira de Fisioterapia
- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia
- Associação de Fisioterapeutas do Brasil
- World Confederation for Physical Therapy
- American Physical Therapy Association
Publicações do curso de Fisioterapia
Sobre o curso
O Curso de Graduação em Fisioterapia iniciou suas atividades em agosto de 2008 inserindo-se na proposta nacional de Renovação e Expansão Universitária (REUNI), juntamente com os Cursos de Enfermagem, Farmácia, Gestão em Saúde e Terapia Ocupacional, também implantados na Faculdade de Ceilândia/UnB. A estruturação destes novos cursos objetivou:
- Ampliar a oferta de vagas públicas na formação de profissionais de saúde;
- Integrar o Sistema Formador ao SUS;
- Contribuir na produção de conhecimento na área de saúde com vistas à implantação e
fortalecimento do SUS.
Local escolhido para implantar o curso
O curso de Fisioterapia atende diretamente uma região demográfica em que se encontra o maior contingente de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Ceilândia/DF é a maior Região Administrativa do Distrito Federal, com uma população de 405.498 habitantes, vivendo em uma área de 232 km2 que representa densidade demográfica de 1.482,9 habitantes por km2, respondendo por 17% da população total do Distrito Federal. A RA de Ceilândia possui dimensões populacionais que a coloca entre os 100 maiores municípios brasileiros, conforme informações obtidas na Secretaria de Vigilância Sanitária e na Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal em dados publicados no ano de 2010.
Característica e Justificativa
O curso de Fisioterapia ofertado pela Universidade de Brasília é o único no Distrito Federal oferecido por Instituição de Ensino Superior (IES) pública e com tradição em formar profissionais da saúde conquistada pelo sucesso obtido pelos egressos formados em cursos já implantados e consolidados em outras Unidades Acadêmicas da Universidade, a exemplo dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Educação Física; agregando a isso a oportunidade de se incrementar no processo formativo dos fisioterapeutas para o Distrito Federal o desenvolvimento científico, tecnológico, bem como a extensão universitária, que já estão consolidados na IES, contando ainda com um Hospital Universitário e inúmeros convênios com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Percebe-se que a oferta do curso de Fisioterapia na FCE pela Universidade de Brasília é justificada tanto no momento e contexto histórico-político de expansão das Universidades Federais quanto nas necessidades locais e anseios sociais expressos pelos movimentos sociais, estabelecendo base sólida para a formação de fisioterapeutas.
Metodologia do Curso
O Curso de Graduação em Fisioterapia está estruturado em 10 semestres (cinco anos), com carga horária total de 4.500 horas (300 créditos), distribuídas em componentes curriculares obrigatórios; componentes curriculares optativos e módulos livres; atividades de extensão; atividades complementares e trabalho de conclusão do curso, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao Estatuto e Regimento Geral da UnB e às Resoluções CEPE Nº 4/09, Nº 219/96, CEPE Nº 87/06 e CNE/CES 04/02.
Perfil do Fisioterapeuta Graduado na UnB
Fundamentado no Art. 3º da Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Graduação em Fisioterapia, espera-se que o egresso formado na Universidade de Brasília atenda ao perfil de fisioterapeuta generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.
Espera-se assim, a formação de um fisioterapeuta que: 1) Detenha visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade; 2) Reconheça o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas e funcionais relacionadas ao movimento, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, da eleição e da execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
O fisioterapeuta egresso na UnB possuirá, ainda, uma visão integrada das ciências e conhecimentos que fundamentam sua prática, entendendo que suas ações irão contribuir para a promoção da saúde individual ou coletiva entendida como ações que contribuem para a promoção da funcionalidade humana. Funcionalidade concebida conforme o referencial teórico da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e reconhecida por suas características próprias nos ciclos da vida.
O profissional fisioterapeuta formado na UnB será capaz de incorporar-se como parte fundamental no SUS, reconhecendo sua atuação não como especialidade, mas sim, como integralidade na atenção básica, na atenção de média complexidade e na atenção de alta complexidade tanto hospitalar como no processo de reabilitação, capacitado a fazer uso de métodos, técnicas e instrumentais avaliativos, profiláticos e terapêuticos próprios do seu exercício profissional e/ou compartilhados no exercício de outras profissões.
Será capaz de liderar ou integrar equipes multiprofissionais em ações interdisciplinares para promover saúde, acessibilidade e desenvolvimento social, continuamente repensando os saberes e os fazeres do fisioterapeuta, bem como o ser fisioterapeuta com visão inovadora que também promova o desenvolvimento científico e tecnológico na área da saúde e em particular para a fisioterapia.
Por fim, o egresso deste curso irá adquirir competências que o permitirão exercer a fisioterapia enquanto instrumental, enquanto profissão e enquanto ciência, apto a atuar como fisioterapeuta na assistência, como fisioterapeuta no magistério superior, como fisioterapeuta pesquisador, como fisioterapeuta gestor e como fisioterapeuta político; todos capazes de promover sua prática profissional baseada em evidências e reflexões, bem como estabelecer indicadores para se criar, fomentar e fortalecer políticas públicas.
Objetivos do Curso
Objetivos gerais
O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia da UnB tem como objetivo geral formar fisioterapeutas com competências para participar ativamente em todos os níveis de atenção à saúde desenvolvendo ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação, coletiva e individual nas diferentes fases do ciclo da vida humana; tomar decisões com base em informações sistematizadas das situações de saúde para planejar, avaliar e decidir sobre a implementação de ações baseadas em evidências; assumir posições de liderança, trabalhar em equipe, fazer a gestão da força de trabalho e dos meios necessários, visando o bem estar dos indivíduos e da coletividade e ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação quanto na sua prática profissional, mantendo-se atualizado quanto às inovações científicas, tecnológicas e de informações.
Objetivos específicos
O curso de graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ceilândia da UnB tem como objetivos específicos, promover a formação de um profissional com competências para:
- Atuar multiprofissionalmente em ações interdisciplinares com extrema produtividade na promoção da saúde baseada em evidências;
- Garantir a integralidade da assistência, entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos, curativos, individuais e coletivos que promovam a funcionalidade humana em todos os níveis de atenção do SUS;
- Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
- Realizar consultas, avaliações e reavaliações dos parâmetros relacionados à funcionalidade humana, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico físico-funcional para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas;
- Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
- Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios de sua competência profissional;
- Prestar esclarecimento, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;
- Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
- Trabalhar em equipe multiprofissional e/ou encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
- Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
- Desenvolver pesquisas de ordem bibliográfica ou prática que vise o fortalecimento dos conhecimentos para a tomada de decisões clínicas baseadas em evidências.