O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional tem por objetivo geral a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva de profissionais, capacitados a analisar, compreender e atuar no reconhecimento das necessidades de pessoas, grupos, coletivos e populações em suas atividades/ocupações/cotidianos, atuando nos campos da saúde, educação, assistência social, previdência social, esporte, lazer, justiça, trabalho, cultura e meio ambiente.
A sua missão é oferecer alta qualificação de cidadãos críticos e socialmente comprometidos, orientando-se pela missão da UnB e pelos princípios éticos, bioéticos e deontológicos que regem os terapeutas ocupacionais em relação à prática profissional e a suas atividades nos diferentes níveis de atenção na saúde, nos contextos sociais e educacionais
A prática da Terapia Ocupacional insere-se nas áreas de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Educação, e remete o profissional desse campo a uma atuação clínica, social e educacional, perpassando desde a atenção básica até os níveis de mais alta complexidade. A atuação desse profissional implica em ações de prevenção, promoção, intervenção, reabilitação e paliação. Sempre integrando num enfoque interdisciplinar e territorial.
Duração: 8 (oito) semestres, no mínimo, e de 12 (doze), no máximo.
Áreas de Atuação:
O campo de atuação do terapeuta ocupacional da Universidade de Brasília (UnB) – Faculdade de Ceilândia (FCE) é amplo. O terapeuta ocupacional está apto a atuar, pautado em princípios éticos, nos três níveis de atenção à saúde e em diferentes áreas, como: campo social; contextos hospitalares e cuidados paliativos; contexto escolar; ergonomia e qualidade de vida no trabalho; gerontologia; saúde da família – saúde criança e do adolescente; saúde do adulto; saúde do idoso; saúde do trabalhador; saúde mental.
Perfil do Egresso / Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho vem absorvendo os egressos do curso nos serviços públicos e privados, especialmente no Distrito Federal e entorno. Embora existam egressos atuando em diferentes regiões do país, nestes serviços, observa-se grande inserção em hospitais gerais, hospitais especializados, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), presídios, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro Especializado em Reabilitação (CER), em instituições públicas e/ou privadas de atendimento a crianças e adolescentes, adultos e idosos, e também, na gestão de serviços. O mesmo ocorre em organizações sociais.
Muitos desses egressos são preceptores do Estágio Supervisionado Curricular em Terapia Ocupacional nos diversos serviços de saúde público e suplementar (planos de saúde).
Pode-se observar também a efetiva participação dos egressos em variados Programas de Residência e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, e também como docentes substitutos do curso de terapia ocupacional da Faculdade de Ceilândia
CONTATO: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mural do curso