fce_panoramica2.jpg

Projetos e Programas de Extensão de Ação Contínua (PEACs), Cursos e Eventos

Bases Biológicas

  • Coral Folclórico Italiano da UnB Open or Close

    O Coral Folclórico Italiano da UnB tem como proposta, na perspectiva moderna da educação musical, a construção de uma identidade musical que proporcione estímulo aos seus coralistas, por meio do desenvolvimento da sensibilidade artística, cultural e musical. A imersão na cultura italiana é um dos principais aspectos trabalhados, onde há respeito pela coexistência com a diversidade e interação com os outros para criar uma nova forma de estar no mundo, a fim de alcançar um objetivo comum: cantar e experimentar a cultura italiana em suas diversas formas de manifestações.

    Início: 23/08/2023
    Término: 22/08/2025

    Responsável:
    Prof. Edgar Guimarães Bione
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Doses de Saúde: Interações Medicamentosas Open or Close

    O projeto objetiva propagar e aprofundar os conhecimentos sobre interações medicamentosas através de materiais informativos digitais - como vídeos, cartilhas e podcasts- que abordarão os benefícios e malefícios das interações medicamentosas. Bem como, caracterização do público vulnerável, mecanismo fisiológicos envolvidos e consequências da exposição a múltiplos fármacos. A divulgação destes serão feitas pelas mídias sociais do projeto. O intuito é informar a comunidade com embasamento científico, combatendo os mitos e notícias falsas sobre as interações medicamentosas. O projeto contará com reuniões quinzenais dos membros e o coordenador para discutir acerca dos temas centrais e sobre o planejamento dos materiais informativos, rodas de conversas, webinários, simpósios e conferências.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:
    Profª Tatiana Ramos Lavich
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Lian gong: Pílulas de Tranquilidade no seu dia Open or Close

    Um dos construtos mais relacionados ao sofrimento humano gerando doenças psicossociais dentro de qualquer área social, é o estresse. O Lian Gong consiste em um conjunto de exercícios, organizados em séries, que agem na prevenção e no tratamento de dores e de doenças crônicas. Os principais objetivos dos exercícios são prevenir dores no corpo, problemas osteomusculares e articulares, disfunções dos órgãos internos, problemas respiratórios e redução do estresse, contribuindo para qualidade de vida. Assim, este projeto tem por objetivo desenvolver práticas de Lian Gong no campus da Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília para promoção de saúde e bem-estar na comunidade local, discentes, docentes e técnicos administrativos.

    Início: 01/06/2023
    Término: 30/05/2025

    Responsável:
    Profª Elaine Cristina Leite Pereira
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica Multiprofissional de Cardiologia Open or Close

    Liga Acadêmica com atuação na área de Cardiologia aonde os alunos são os protagonistas do processo de produção de conteúdos e divulgação. Além de permitir o desenvolvimento e organização de eventos para a comunidade explorado aspectos relevantes básicos e clínicos sobre saúde cardiovascular. E assim realizar promoção de saúde.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:
    Profª Tatiana Ramos Lavich
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Enfermagem

  • Capacitação em suporte básico de vida baseada em simulação e vídeo para profissionais de saúde Open or Close

    Erros na assistência à saúde representam riscos que em muitos casos podem ser prevenidos. Nessa vertente, a segurança do paciente e a melhoria da qualidade do cuidado representam questões importantes na sociedade atual. Objetivo: Construir vídeo sobre suporte básico de vida e promover capacitação de discentes e profissionais de saúde em suporte básico de vida baseada por estratégias de aprendizagem como vídeo educativo e simulação clínica. Método: Proposta interativa, dinâmica constituída por uma abordagem transversal. Esse projeto será dividido em duas fases: (1) Construção de vídeo educativo sobre suporte básico de vida e (2) capacitação de profissionais de saúde da atenção primária à saúde/SES de Águas Lindas em suporte básico de vida. Participantes da fase 1 serão discentes e docentes da Universidade de Brasília e da fase 2, serão discentes, docentes e profissionais de saúde da atenção primária. O vídeo construído será hospedado em plataforma digital de acesso público para viabilizar maior abrangência na capacitação e orientação acadêmica e profissional direcionada ao suporte básico de vida. Na fase 2 inicialmente os discentes ligantes serão capacitados pelos docentes e profissionais da área de urgência e emergência para a posteriori capacitar os profissionais da atenção primária à saúde. A capacitação será baseada em recursos interativos e dinâmicos baseada na estratégia de simulação e vídeo educativo subdividida em dois domínios: teórico e prático. O teórico será mediado pelo vídeo e o prático será realizado a partir de estações práticas nas temáticas de compressão torácica; suporte ventilatório e desfibrilação elétrica com uso do desfibrilador externo automático – DEA, mediada pela estratégia de simulação clínica. Resultados esperados: Realizar maior qualificação de profissionais e discentes no atendimento de urgências e emergências, considerando a elevada incidência de mortes súbitas em ambientes públicos; Desenvolver habilidades e competências que contribuam para uma atuação profissional qualificada e maior segurança do paciente.

    Início: 01/02/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:
    Prof.ª Márcia Cristina da Silva Magro
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Conecta Open or Close

    O Projeto Conecta é uma proposta de plataforma multimídia, colaborativa e democrática, com o propósito de divulgar eventos, ações, oportunidades e projeto, para a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília. Fundamenta-se sua base teórica como proposta de projeto de extensão e descreve-se sua metodologia de trabalho, publicações e organização.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof.ª Michelle Zampieri Ipolito
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Currículo Lattes

  • Estratégia de educação em saúde pautada nos determinantes sociais em saúde para pessoas que vivem com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes Open or Close

    A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes (DIA) são duas das dez condições crônicas não-transmissíveis (DCNT) mais prevalentes no mundo, e por isso requer atenção contínua. Essas condições teve ênfase em países de baixos e médios rendimentos econômicos, principalmente pela transição demográfica recente, acompanhada pela transição nutricional e refletindo na transição epidemiológica. Assim, consideradas prioridades na saúde pública. Os profissionais de saúde precisam intervir conjuntamente com os usuários, de modo a desenvolver, a corresponsabilidade nos cuidados em saúde. Esse movimento deve ser apreendido e refletido durante a formação profissional. Por isso, que a interlocução com servidores da Atenção Básica à Saúde (APS) se torna uma questão sine qua non para o processo de ensino-aprendizagem de futuros profissionais. Por isso, essa articulação entre instituição de ensino-serviço de saúde pode lograr benefícios tanto aos profissionais da prática que tem a chance de ter mais pessoas se comunicando em prol do objetivo comum, ou seja, atendimento a pessoa com HAS e/ou DIA, quanto aos docentes e graduandos da instituição de ensino, que devem se aproximar das políticas públicas em ação, e deste modo, concretizar o aprendizado da teoria, como de atividades de simulação.

    Início: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:
    Prof.ª Walterlania Silvia Santos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Gerenciamento de ações frente às demandas de equipe de saúde da família com área de abrangência da Unidade Básica de Ceilândia N. 6 Open or Close

    O Projeto em questão se baseia na sistematização de um serviço integrado à equipe de saúde da unidade básica de saúde, alinhadas com as necessidades do gerenciamento de ações, propondo o alcance de indicadores na busca da qualidade da assistência. Para a implementação, o projeto será desenvolvido na atenção primária à saúde junto aos usuários do SUS, ao mesmo tempo em que fortalece as bases técnicas e relacionais dos futuros profissionais em formação. O desenvolvimento será por meio de levantamento de dados sobre os indicadores do programa PREVINE BRASIL. Dentre esses indicadores, iniciaremos a análise de quatro (do total de sete), por ter sido demanda da equipe de saúde: 1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação. 2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV. 3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. 4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS. A partir da análise preliminar, iremos planejar, executar e avaliar ações direcionadas para cada indicador e decididas com a equipe de profissionais da unidade básica de saúde.

    Início: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:
    Prof.ª Alecssandra de Fátima Silva Viduedo
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Jornada do Letramento em Saúde dos colaborares do Hospital Delphina Aziz Open or Close

    A extensão universitária se configura como um espaço de formação profissional e de ricas e qualitativas aprendizagens, onde os acadêmicos dispõem da possibilidade de compartilhar conhecimentos e vivências, bem como experimentar a tomada de decisão, perceber-se como profissionais e desenvolver qualidades e habilidades relevantes para o desenvolvimento da prática profissional real. Nesse sentido esse projeto de extensão surge da percepção dos gestores do Instituto Opy acerca das dificuldades no acesso, na compreensão e uso das informações de saúde dos profissionais do serviço de limpeza do Hospital Delphina Aziz localizado em Manaus, Amazonas; isto é fragilidade nas condições de letramento em saúde. Assim compreendendo a importância e o impacto que essas dificuldades podem ocasionar na vida dessas pessoas o instituto recorre a Universidade para auxiliar no desenvolvimento de programa para promoção do letramento em saúde desses servidores. O Instituto Opy é organização sem fins lucrativos criada para ajudar a construir uma sociedade efetiva na promoção da saúde, cuidando dos Primeiros Mil Dias de vida e prevenindo as Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Para alcançar os objetivos, promovem ações coordenadas entre todos os atores envolvidos na promoção da saúde. Nesse cenário entendo o letramento em saúde (LS) como determinante social da saúde que é facilmente modificável a melhoria das condições de LS das pessoas fornece a base sobre a qual os cidadãos podem desempenhar um papel ativo na melhoria de sua própria saúde e da comunidade em que vivem. Atender às necessidades de LS das pessoas socialmente menos favorecidas potencializará particularmente o progresso na redução das desigualdades na saúde. Além de ser crucial para que as ambições sociais, econômicas e ambientais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável sejam plenamente realizadas (WHO, 2016). Dentre os objetivos do desenvolvimento sustentável o LS é elemento transversal para o alcance, em especial, saúde e bem-estar, educação de qualidade e no objetivo oito trabalho decente e crescimento econômico. Ambiente de trabalho decente promove os níveis de LS de seus trabalhadores por meio da educação em saúde e garante que as políticas do local de trabalho protejam os funcionários. O LS saúde também capacita os trabalhadores a exigir condições de trabalho melhores e mais seguras (MENABDE, 2017). Assim, é máxima a necessidade de incorporar o conhecimento produzido pela Universidade sobre LS para além muros. Sistematizar esse conhecimento e possibilitar a inserção da comunidade na sua ressignificação traz como consequência a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da universidade e uma produção resultante do confronto com a realidade, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e da região. A proposta desse projeto é promover o LS da população por meio da melhoria da interação entre indivíduo e sistema de saúde e empoderando os indivíduos com condições limitadas de LS por meio de workshop e reconstrução de materiais educativos em saúde.

    Início: 11/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:
    Prof.ª Katarinne Lima Moraes
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem (LAFAE) Open or Close

    Trata-se de Projeto de institucionalização da Liga Acadêmica de Farmacologia Aplicada à Enfermagem (LAFAE) da Universidade de Brasília elaborado como Projeto de Extensão (PEAC) conforme a Política Nacional de Extensão Universitária e a Resolução 60/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que regem a Extensão no âmbito da Universidade de Brasília. O Projeto norteia o seu referencial teórico-científico a partir do tripé da universidade pública no Brasil: ensino, pesquisa e extensão; da definição e metodologia das Ligas Acadêmicas; do conceito de farmacologia e da sua aplicação ao exercício da Enfermagem. Descreve em sua metodologia, a gestão, o regulamento e as atividades propostas pela Liga, e em seus objetivos, a sistematização das suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

    Início: 01/01/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:
    Profª Priscilla Roberta Silva Rocha
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Feridas em Enfermagem Open or Close

    A Liga Acadêmica de Feridas em Enfermagem da Faculdade de Ceilândia pretende congregar alunos do curso de Enfermagem da mesma unidade, visando a integrá-los aos cenários da prática profissional. Tem como princípios o conhecimento, a educação e a assistência, como as inúmeras ligas acadêmicas criadas em outras universidades do Brasil e do mundo.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof.ª Michelle Zampieri Ipolito
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Currículo Lattes

  • Liga Acadêmica de Nefrologia e Cardiologia em Enfermagem - LiNCE Open or Close

    A Liga Acadêmica de Nefrologia e Cardiologia em Enfermagem (LiNCE) da Faculdade de Ceilândia pretende, prioritariamente, congregar alunos do curso de Enfermagem da mesma unidade, visando a integrá-los à prática profissional ainda durante a graduação, reduzindo-se, assim, o degrau entre o conhecimento teórico e o prático. Neste sentido, as atividades práticas desta Liga serão desenvolvidas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário de Brasília, acreditando que a imersão do estudante de enfermagem no cenário da terapia intensiva vai contribuir para combinação do conhecimento teórico ao prático no âmbito do cuidado ao paciente crítico, tendo como foco principal pacientes cardiopatas e ênfase na atuação de enfermagem para prevenção de complicações nefrológicas neste perfil clínico de pacientes. A LiNCE tem como princípios o conhecimento, a educação e a assistência, como as inúmeras ligas acadêmicas criadas em outras universidades do Brasil e do mundo.

    Início: 09/01/2023
    Término: 31/12/2024

    Responsável:
    Prof.ª Tayse Tamara da Paixão Duarte
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Farmácia

  • Arte com plantas para promoção da saúde emocional de populações vulneráveis Open or Close

    A presente proposta visa proporcionar melhorias na saude emocional de populações vulneráveis, como mulheres e pessoas incluídas no movimento político social LGBTQIA+, através de atividades envolvendo cuidado e manejo de plantas, como também contribuir nas atividades pedagógicas de instituições publicas de ensino no DF. A proposta será realizada, prioritariamente, na Casa de Cultura da UnB, Casa Niemeyer, mas também poderão ocorrer atividades nas demais casas de cultura da UnB, como também no núcleo de praticas jurídicas - NPJ/FD e Polo de Extensao - DEX, localizados no mesmo edifício, na Ceilandia. Nestes dois últimos locais ja ocorrem atendimentos do publico alvo da proposta, através de outras atividades de extensão. Serão ofertadas no mínimo 2 atividades pedagógicas, na forma de oficinas, ao longo do ano de 2023: 1) Elaboração e manejo de composteira e 2) Cuidados e manejo com jardins. Em adição, a proposta também pretende contribuir na manutenção da área externa da Casa Niemeyer, através de cuidados no jardim, contribuindo, portanto, com a manutenção do patrimônio publico. Espera-se fornecer apoio emocional aos alunos e populações vulneráveis envolvidos na proposta.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Boletim Dor On Line Open or Close

    O projeto DOL – Dor On Line é um periódico digital com ISSN 2446-6670, que tem a finalidade de divulgar informações sobre o tema DOR, de maneira a incentivar o interesse e facilitar o entendimento de notícias e artigos mais atuais sobre o assunto. Em sua nova fase visa como público-alvo três segmentos: 1) estudantes e pesquisadores; 2) clínicos e especialistas e 3) público em geral, procurando utilizar uma linguagem acessível aos diferentes tipos de leitores. A divulgação do projeto se dá hoje através de 2 portais eletrônicos, redes sociais (instagram e facebook), software dedicado, desenvolvido e registrado em 2020.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: Prof. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Centro de educação, desenvolvimento e inovação de produtos para a saude - CEDIPS Open or Close

    O programa CEDIPS reune as atuações de diferentes docentes da Faculdade de Ceilandia, Faculdade de Saude, Faculdade de Fisica e Faculdade de Planaltina, e vincula, no mínimo, três projetos de extensão sob coordenação da proponente, vigentes ha mais de 2 anos: "Farmaceutico: profissional de grande impacto para a sociedade" vigente desde 2013, "Produção de comprimidos" vigente desde 2018, e "COVID - Colaboração para a Vida" iniciado em 2020. Também vincula proposta recente, iniciada em 2021 e replicada em 2022, como a "LAICE - Liga acadêmica interdisciplinar de cosmetologia e estética". Em adição, também ha vinculação de propostas de outros docentes, membros do programa em tela, como o "Boletim Dor On-line", vigente ha mais de 13 anos na FCE. Os projetos citados possibilitaram a execução de diferentes atividades para atendimento `as demandas da sociedade, troca de conhecimentos e formação técnica de excelência, como a obtenção de Trabalhos de Conclusão de Curso, desenvolvimento de dissertações de mestrado e teses de doutorado, cujos objetos de estudos foram focados no desenvolvimento e inovação de produtos para a saude. A atuação dos pesquisadores envolvidos na proposta, possibilitou ainda a publicação de artigos, deposito de patentes, publicação de resumos em eventos científicos e de extensão, alem da oferta de palestras presenciais e remotas, evidenciando a capacidade de obtenção de produtos acadêmicos de diferentes níveis e interação com diferentes públicos. Em adição, a equipe possibilitou o envolvimento de alunos de escolas publicas do DF e sua interação com alunos de graduação, através de atividades de inovação e produção. A execução dessas atividades possibilitou atender mais de 8 mil pessoas carentes em diferentes regiões administrativas do DF e entorno com produtos de higiene e captou, entre 2020 e 2021, mais de 1 milhão de reais em recursos para execução de atividades de pesquisa e extensão na Faculdade de Ceilandia, através dos editais COPEI/DPI/DEX, Realize 2021-2022, FAPDF Demanda Induzida 03/2021 e FAPDF Demanda Espontânea 04/2021, demonstrando o potencial e dedicação da equipe envolvida em contribuir para a saude da comunidade, não somente com produtos de higiene, mas também com a oferta de atividades educacionais, envolvendo, principalmente, populações vulneráveis. Por fim, a participação de servidor técnico da UnB na supervisão e desenvolvimento de produtos inovadores para a saude, permitiu seu ingresso em programa de pos-graduacao, possibilitando ganhos pessoais e profissionais ao servidor, e prestação de serviço especializado `a UnB. Sendo assim, a execução da presente proposta, possibilitara a obtenção de um ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades, e melhor atendimento da população

    Início: 13/04/2023
    Término: 31/12/2026

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • CINESAÚDE: o cinema como estratégia para a promoção de saúde na comunidade Open or Close

    O projeto visa fomentar a discussão acerca da promoção de saúde, por meio da interprofissionalidade, entre a comunidade universitária da Universidade de Brasília e a população de Ceilândia. As sessões de cinema acontecerão mensalmente em que haverá a exibição de um filme escolhido pela equipe do projeto por meio de consulta prévia ao público-alvo. Ao final, ocorrerá a discussão mediada pelos estudantes extensionistas e convidados. O cinema surge, como uma estratégia inovadora, para gerar reflexões sobre os aspectos importantes no processo saúde-doença, bem como os impactos no indivíduo, família, comunidade e meio ambiente.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Prof. Rinaldo Eduardo Machado de Oliveira
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Comunicação Científica em Tecnologia e Inovação Open or Close

    O projeto consiste em um conjunto de iniciativas de disseminação da cultura da Propriedade Intelectual na Universidade de Brasília. Serão utilizados os meios de comunicação da Universidade para o compartilhamento da informação sobre Propriedade Intelectual, nos mais diversos formatos, com o intuito de incentivar o interesse e facilitar o entendimento sobre o assunto.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Prof. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Comunicação e divulgação científica em Saúde: Dor Open or Close

    O objetivo deste projeto é viabilizar as contribuições educacionais do projeto de extensão Boletim Dor On Line, enquanto ação de Comunicação na área da Saúde e Estudo da Dor. As ações realizadas de educomunicação contribuem para a formação interprofissional de profissionais da Saúde das ICTs envolvidas e as comunidades envolvidas. O impacto principal da ação é a divulgação científica, sua abrangência e relevância para a disseminação do Estudo da Dor é fundamental para a consolidação da Rede de IES envolvidas no Projeto associado a este, o Boletim Dor on line, hoje contando com a contribuição institucional da UnB, USP, UFPR e UFBA Esta equipe de trabalho atuará em conjunto com o projeto Boletim Dor on line. A equipe deste projeto são seus coordenadores e os estudantes bolsistas, além dos técnicos e docentes das outras IES envolvidas. Parceria institucional com a USP (FMRP e FCFRP), UFBA (Faculdade de Farmácia), UFPR (Departamento de Farmacologia). Disciplinas e projetos, além de dois técnicos da USP/FMRP. Ver http://www.dol.inf.br/Html/ProjetoDOL.html

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: Prof. Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Educação em Saúde - Orientação Alimentar Open or Close

    O principal objetivo do projeto é promover orientação alimentar para comunidade externa, incluindo alunos inseridos no Programa Universidade do Envelhecer: UniSer, buscando, através de diferentes atividades, levar aos alunos um maior conhecimento sobre conceitos básicos de nutrição, hábitos alimentares saudáveis, relação alimentação-doença, bem como como sustentabilidade no desenvolvimento de alimentos. Espera-se que essa ação proporcione um maior conhecimento a respeito do tema, promovendo assim, uma melhora na sua qualidade de vida e um melhor desenvolvimento social no âmbito de saúde e alimentação.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Prof.ª Eliana Fortes Gris
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Esporte Educacional: Trilhando Caminhos e Integrando Gerações 2023 Open or Close

    O projeto Esporte Educacional: Trilhando Caminhos e Integrando Gerações tem como objetivo integrar idosos à sua comunidade local por meio do esporte e da intergeracionalidade. O projeto apresenta curso de formação de idosos em arbitragem em diversas modalidades, para que haja a integração do idoso, crianças e esporte, para manutenção da saúde física e mentalmente, bem como se inseridos na comunidade como membros ativos e sociais. O projeto é parte do programa Universidade do Envelhecer (UniSER) que promove o envelhecimento ativo e saudável no DF.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Prof.ª Eduardo Antônio Ferreira
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Farmacêutico: Profissional de Grande Impacto para a Sociedade Open or Close

    Esta ação, vigente desde 2013, visa a divulgação da atuação do profissional farmacêutico para a sociedade, preferencialmente calouros ingressantes nos cursos de Farmacia da UnB, assim como, estudantes do ensino medio do Distrito Federal. A atuação farmacêutica será evidenciada por meio de divulgação de material audiovisual e eventos como palestras e oficinas. A proposta proporcionará conhecimento do papel farmacêutico na saúde e educação da sociedade.

    Ínicio: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Farmacoeducação em saúde mental Open or Close

    Pretende-se, neste estudo, oferecer orientação específica sobre o tratamento utilizando-se psicofármacos aos usuários do CAPS 2 (Transtornos mentais), do Paranoá, e também aos usuários do CAPS Ad (álcool e outras drogas) de Samambaia, bem como aos familiares dos usuários. Do ponto de vista da formação profissional e acadêmica dos estudantes, visa à aprendizagem relacionada à inserção na comunidade, a partir da participação social do futuro profissional de saúde.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Prof. Prof. José Eduardo Pandossio
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Hermes e Vulcano: a comunicação aliada à tecnologia para promover saúde por meio da informação precisa e objetiva Open or Close

    O acesso facilitado às tecnologias trouxe benefícios para a saúde da população, principalmente pela possibilidade de consultar informações sobre saúde em geral, doenças e tratamentos, o que pode empoderar o paciente. No entanto, o lado oculto desta moeda é que nem sempre a internet e as mídias sociais divulgam informações sobre saúde precisas e completas, privilegiando mais o viés financeiro. Para contrapor o que especialistas chamam de desinformação, pretende-se usar as redes sociais, Instagram outras, para divulgar informação sobre saúde produzida com rigor científico e baseada em evidências.

    Início: 20/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Emília Vitória da Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • História da Farmácia: conhecer o passado para construir o futuro Open or Close

    A Farmácia tem uma história milenar, que se confunde com a dos homens. A procura e o uso de “remédios” foi uma constante no transcorrer da evolução humana. Os primeiros registros do uso de produtos ou compostos com finalidade terapêutica vêm da Mesopotâmia, Egito e oriente em tempos remotos. Desde a antiguidade iniciam-se em Roma e Grécia desenvolvimento de teorias da origem e cura das doenças. Como ciência e profissão relacionada à saúde, a Farmácia tem início no século XV, com a separação entre a Farmácia e a Medicina na Europa. Primeiro como boticários e mais tarde como farmacêuticos, os profissionais especialistas em medicamentos exerceram sua profissão para o interesse da população, seguindo normas sanitárias e princípios éticos estabelecidos em cada país ao longo dos tempos. São muitos os equipamentos, livros e materiais que foram utilizados ao longo da história e que retratam esta evolução, que chega aos dias de hoje na vanguarda do conhecimento científico para a produção, dispensação e acompanhamento do uso de medicamentos. Assim, documentar esta evolução e resgatar e preservar peças e documentos históricos pode apoiar as novas gerações de profissionais em desbravar o passado, para com ele aprender.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Micheline Marie Milward de Azevedo Meiners
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Análises Clínicas - LAAC Open or Close

    As Ligas Acadêmicas possuem um papel importante na vida dos estudantes, pois estes, utilizam os conhecimentos obtidos ao longo do Curso de Graduação para ajudar outros colegas e até mesmo à comunidade em diferentes áreas do conhecimento. A Faculdade de Ceilândia (FCE) possui ligas em diferentes áreas da saúde, mas todas têm o mesmo princípio de difundir as informações relacionadas às diferentes áreas da saúde. A Liga Acadêmica de Análises Clínicas (LAAC) busca contribuir com conhecimentos na área laboratorial, auxiliando na análise e interpretação de exames laboratoriais o que contribui para as decisões no diagnóstico e prognóstico dos pacientes, tendo como objetivos: buscar novos conhecimentos sobre laboratório clínico; desenvolver atividades voltadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão na Faculdade de Ceilândia; atender à comunidade com as informações sobre o diagnóstico laboratorial na prevenção de doenças. Propõe-se que os membros participem de minicursos relacionados às práticas laboratoriais; de discussão de casos clínicos com profissionais da área; ações voltadas para comunidade com intuito de instruir sobre a correta coleta e armazenagem de materiais biológicos; mesas redondas com egressos do curso que estejam atuando na área; reuniões mensais com os membros e produção de estudos científicos sobre os temas trabalhados.

    Início: 27/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Thais Alves da Costa Lamounier
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica - LAFAC/UnB Open or Close

    Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica (LAFaC - UnB/FCE) foi criada por meio de uma iniciativa de discentes do curso de Farmácia do campus Ceilândia da Universidade de Brasília, sob a coordenação e orientação da Profª. Dra. Fabiane Hiratsuka Veiga de Souza. Esta entidade acadêmica tem como intuito a promoção de atividades que se enquadram nos pilares de ensino, pesquisa e extensão, bem como complementar o conhecimento voltado ao âmbito de Farmacologia. Além disso, pretende-se disseminar o conhecimento adquirido durante o seu funcionamento para a comunidade externa, popularizando o saber científico, e contribuindo para a comunidade acadêmica por meio de aulas abertas, minicursos, seminários e workshops.

    Início: 10/01/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Fabiane Hiratsuka Veiga de Souza
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Toxicologia - LATOX/UnB Open or Close

    A LATOX se faz muito necessária, pois o conhecimento toxicológico pode ser transmitido de forma a abranger um maior número de pessoas, inicialmente, com os acadêmicos, que posteriormente podem ter seu conhecimento repassado aos familiares e comunidade. A Liga organiza estudos mais aprofundados sobre graus toxicológicos, letalidade, uso, proibições como também detecções de substâncias no organismo de forma que possibilite divulgação de informações concretas à população e à comunidade acadêmica, instruindo tanto os discentes pela qual participam, quanto àquelas as quais essas informações chegarem.

    Início: 13/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Vivian da Silva Santos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Mostra de Cursos - Campus Darcy Ribeiro Open or Close

    A Mostra de Cursos da UnB acontece anualmente durante a Semana Universitária - SEMUNI e tem por objetivo divulgar e apresentar os diferentes cursos de graduação existentes nos campi da UnB - Darcy Ribeiro, Planaltina (FUP), Ceilândia (FCE) e Gama (FGA). Promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG) desde 2010, a Mostra é um evento presencial, destinado aos estudantes do ensino médio e à comunidade externa da universidade com interesse em conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas nos cursos da graduação. A Mostra de Cursos reúne informações acerca das graduações presenciais e a distância ofertadas pela UnB e tem o intuito de subsidiar a escolha da futura profissão dos estudantes que estejam cursando o ensino médio. Além disso, a Mostra também tem papel fundamental de instruir os estudantes acerca da importância de cursar o ensino superior no Brasil. Aos estudantes dos cursos na UnB, é um espaço rico de trocas e de formação.

    Início: 05/06/2023
    Término: 05/06/2024

    Responsável: 

    Profa. Thais Alves da Costa Lamounier
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Mostra de Cursos - Faculdade de Planaltina Open or Close

    A Mostra de Cursos da UnB acontece anualmente durante a Semana Universitária - SEMUNI e tem por objetivo divulgar e apresentar os diferentes cursos de graduação existentes nos campi da UnB - Darcy Ribeiro, Planaltina (FUP), Ceilândia (FCE) e Gama (FGA). Promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG) desde 2010, a Mostra é um evento presencial, destinado aos estudantes do ensino médio e à comunidade externa da universidade com interesse em conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas nos cursos da graduação. A Mostra de Cursos reúne informações acerca das graduações presenciais e a distância ofertadas pela UnB e tem o intuito de subsidiar a escolha da futura profissão dos estudantes que estejam cursando o ensino médio. Além disso, a Mostra também tem papel fundamental de instruir os estudantes acerca da importância de cursar o ensino superior no Brasil. Aos estudantes dos cursos na UnB, é um espaço rico de trocas e de formação.

    Início: 05/06/2023
    Término: 05/06/2024

    Responsável: 

    Profa. Thais Alves da Costa Lamounier
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Mostra de Cursos - Faculdade do Gama Open or Close

    A Mostra de Cursos da UnB acontece anualmente durante a Semana Universitária - SEMUNI e tem por objetivo divulgar e apresentar os diferentes cursos de graduação existentes nos campi da UnB - Darcy Ribeiro, Planaltina (FUP), Ceilândia (FCE) e Gama (FGA). Promovida pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG) desde 2010, a Mostra é um evento presencial, destinado aos estudantes do ensino médio e à comunidade externa da universidade com interesse em conhecer a estrutura e as atividades desenvolvidas nos cursos da graduação. A Mostra de Cursos reúne informações acerca das graduações presenciais e a distância ofertadas pela UnB e tem o intuito de subsidiar a escolha da futura profissão dos estudantes que estejam cursando o ensino médio. Além disso, a Mostra também tem papel fundamental de instruir os estudantes acerca da importância de cursar o ensino superior no Brasil. Aos estudantes dos cursos na UnB, é um espaço rico de trocas e de formação.

    Início: 05/06/2023
    Término: 05/06/2024

    Responsável: 

    Profa. Thais Alves da Costa Lamounier
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Nano Journal Club no Complexo de Nanociências Open or Close

    O projeto de Nano Journal Club surgiu da formação do Complexo de Nanociências, agregando docentes e discentes de diversos laboratórios. Objetivos incluem condução de experimentos, discussão de projetos de pesquisa e gerenciamento do complexo com inovações tecnológicas. A metodologia consiste em reuniões híbridas com palestras e discussões moderadas por professores e pesquisadores, com idioma preferencial em inglês. O resultado esperado é divulgar informações científicas de alta qualidade, aprimorando o conhecimento e senso crítico dos participantes e estimulando interação e parcerias entre instituições.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Claure Nain Lunardi Gomes
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • O Uso da Plataforma TRELLO para Gerenciar as Ações de Extensão na Pós-pandemia da Covid-19: uma ação para os estudantes indigenas Open or Close

    A pandemia da Covid-19 mudou a educação nos últimos anos, fazendo com que as Universidades e os Centros de Ensino desenvolvessem recursos tecnológicos para auxiliar os docentes na preparação das aulas online. Por exemplo, o Centro de Ensino a Distância da Universidade de Brasília [CEAD/UnB], criou o projeto “Rotas de Inovação Universitária [RIU]; onde as ações vinculadas ao RIU visam apoiar tanto os docentes quanto a comunidade universitária no que diz respeito ao planejamento, a oferta e a avaliação em aulas online (CEAD, 2022). Em alinhamento aos trabalhos do CEAD, a Coordenadoria de Capacitação [Procap], vinculada à Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação [Dcade] do Decanato de Gestão de Pessoas [DGP] da UnB tem oferecido cursos de capacitação, tanto os técnicos administrativos quanto os docentes para o uso das plataformas tecnológicas do Office 365 [O365] e do Aprender 2 e 3. Alinhado a essas tecnologias de ensino, o TRELLO tem sido usado como uma plataforma organizadora de atividades de trabalhos em equipe. Assim o principal objetivo desse projeto é usar o TRELLO para organizar os trabalhos das atividades de extensão com os estudantes indígenas da UnB. Acreditamos que os recursos tecnológicos, utilizados as aulas online, possam continuar sendo usados nos trabalhos com os estudantes indígenas nesse período de aulas presenciais na pós-pandemia. A metodologia usada será a realização de reuniões com os grupos de estudantes indígenas para conhecer as suas demandas de temas de estudos alinhados aos seus cursos de graduação. O resultado esperado será a escrita de um artigo científico preparado com participação dos estudantes indígenas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: Prof.ª Maria Hosana Conceição
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Práticas sustentáveis como ferramenta para saúde mental, qualidade de vida, e fonte de renda para o território. Open or Close

    A presente proposta visa a promoção de reflexões criticas sobre saude, qualidade de vida, praticas sustentáveis, através da obtenção de produtos como Ecobags e artigos de vestuários submetidos ao Ecoprint. Em adição, a proposta visa estimular o contato social, a troca de conhecimentos que possam servir para auxiliar na manutenção da saude mental e obtenção de renda para populações vulneráveis. Sendo assim, a proposta em tela visa a execução de de eventos como palestras e oficinas ao longo do ano de 2023. Entre as oficinas, serão ofertadas praticas de produção de Ecobags e elaboração de EcoPrint. As oficinas terao como publico alvo a comunidade universitária, jovens e idosos. Espera-se obter produtos que possam ser objetos de aquisição de renda para populações vulneráveis, elaborar e divulgar trabalhos acadêmicos e possibilitar a formação humanizada dos alunos da UnB.

    Início: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Principios Básicos do Ayurveda Open or Close

    A proposta do projeto é desenvolver ações de ensino e educação dentro do universo do Ayurveda, com aplicação direta junto a comunidade, discentes e profissionais da área de saúde ja formados, objetivando o desenvolvimento o auto-cuidado, a prevenção de doenças e a promoção da saúde.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Paula Melo Martins
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Produção de Comprimidos Open or Close

    A proposta foi criada em 2018 e teve como objetivo principal contribuir na capacitação discente dos cursos de graduação em Farmacia do DF e recém-graduados. Possibilitando a interação dos campi Ceilândia e Darcy Ribeiro,como também a participação de profissionais do Ministério da Saude. Alem das aulas praticas de elaboração e controle de qualidade de medicamentos na forma de comprimidos, palestras e eventos multidisciplinares também são realizados. Em 2021, devido a pandemia da COVID19, as atividades foram restritas ao formato remoto, com o desenvolvimento material audiovisual apresentado na SEMUNI. Em 2022, apesar da aquisição do equipamento, a avaria gerada nos primeiros dias de utilização, inviabilizou a execução da ação com membros externos. Sendo assim, espera-se que em 2023 possam ser executadas atividades presenciais de manuseio de equipamentos industriais, elaboração e controle de formas solidas de diferentes tipos de comprimidos.

    Início: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: Prof.ª Lívia Cristina Lira de Sá Barreto
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Programa Universidade do Envelhecer - UniSER: Arte de Viver 2023-2026 Open or Close

    O Programa Universidade do Envelhecer: UniSER – Arte de Viver da Universidade de Brasília tem como objetivo fomentar ações integradoras norteadas pelos eixos Educação; Saúde; Políticas públicas e direito; Arte e cultura, de modo a ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos da comunidade. Visa, assim, a adoção de comportamento que estimule a intergeracionalidade, a cidadania, o empoderamento e o desenvolvimento humano e social.

    Início: 03/02/2023
    Término: 31/12/2026

    Responsável: Profª Camila Alves Areda
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Comunica UniSER 2021 Open or Close

    O Projeto Comunica UniSER, tem como objetivo criação de conteúdo digital para propagar conhecimentos gerais e específicos sobre o envelhecimento ativo e saudável, por meio de canal na Plataforma digital YouTube e outras mídias de comunicação virtual. O conteúdo será elaborado a partir das ações de pesquisa, ensino e extensão do Programa Universidade do Envelhecer, difundido para público interno e externo, de modo a destacar novas pesquisas na área e promover o debate relativo ao envelhecimento nas plataformas digitais e no Distrito Federal. Este projeto se encontra inserido no Programa de Extensão da Universidade de Brasília Universidade do Envelhecer - UniSER/UnB e busca contribuir com o objetivo final da UniSER: ampliar as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos, norteadas pelos eixos Educação; Saúde; Políticas públicas e direito. Dessa forma, estará trabalhando os temas mencionados de forma transversal.

    Início: 01/01/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Prof.ª Camila Alves Areda
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares da FCE Open or Close

    O projeto Horto já existe desde 2011 e agora trata-se de uma replicação da ação. O projeto, conta com cerca de 20 alunos anuais de todas as áreas do conhecimento. Atualmente o projeto possui uma área verde de 1500m2 na Faculdade de Ceilândia, que tem o amparo institucional para sua manutenção física. As atividades do projeto para este ano estarão focados na educação em saude junto as UBS, produção de jardins medicinais nestas unidades e em locais da região oeste de saude que nos solicitarem. Divulgação de conteúdos no Instagram e Facebook do projeto.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Paula Melo Martins
    e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Internacionaliza 2023 Open or Close

    A globalização mudou a vida das pessoas e a forma como percebem o que as rodeia, como trabalham, estudam, e se relacionam. Preparar a população para se envolver com esta nova realidade e desenvolver competências para participar ativamente dessa nova estrutura da sociedade também é um desafio. A globalização permitiu uma maior migração de pessoas, informações, de conhecimento e de saberes. Com o aumento exponencial das equipes interdisciplinares e interculturais, fruto da combinação de indivíduos de diferentes nacionalidades, as Universidades e o mundo laboral tiveram de se adaptar, internacionalizando-se. A riqueza cultural de cada pessoa deixou de ser vista como um obstáculo e passou a ser uma mais-valia, uma forma de enriquecer toda a equipe. Mas as rápidas mudanças e avanços decorrentes dessa globalização impõe diversos desafios relacionados com as diferentes línguas/culturas, acesso ao conhecimento e às tecnologias. “Existe um reconhecimento generalizado que as competências e o capital humano se tornaram a espinha dorsal da prosperidade económica e do bem-estar social no presente século. Neste contexto, o ensino superior representa um fator crítico no desenvolvimento desse capital e da inovação, tendo um papel fundamental no sucesso e na sustentabilidade do desenvolvimento humano e económico (BARBOSA, P. JOAQUIM, 2019).” É de extrema importância o delineamento de estratégias/políticas de internacionalização por parte das universidades, de forma a conseguirem maior notoriedade e reconhecimento além-fronteiras, enquanto destino de estudos e de investigação, mas também como veículo de mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação, graduação e extensão. E é baseado na relevância desse reconhecimento, e da necessidade de partilha de experiências e saberes e na aquisição de competências que nasce o projeto Internacionaliza. A UniSER- Programa educativo de Extensão da UnB - possui um corpo docente e estudantil e uma experiência única na perspetiva intergeracional, mas muito hermético no que respeita à internacionalização, sendo a mobilidade acadêmica de docentes e alunos na UnB uma realidade, mas a mesma não contempla a maior riqueza da UniSER, os alunos mais velhos. Este projeto irá usufruir das especificidades da UniSER. O projeto Internacionaliza aposta no reforço do vínculo existente através do acordo de convénio vigente 23106.014970/2018-47 entre a Universidade de Brasília, representada por este projeto no âmbito da UniSER e a Universidade do Porto e no fortalecimento de rede com Universidades e Institutos de Pesquisa Europeus e Mundiais, assim como com empresas que atuam no âmbito do envelhecimento ativo e saudável. Essa construção coletiva irá permitir a criação de diversas oportunidades e alavancar a mobilidade acadêmica através de atividades, tais como: i) Fomentar integração dos estudantes da extensão, em especial aqueles idosos envolvidos em projetos de educação ao longo da vida, de estudantes de graduação e de pós-graduação, em equipes internacionais de pesquisa e trabalho; ii) Fomentar a Integração e participação ativa em candidaturas de projetos europeus como os Erasmus+, Horizon, e outros...; iii) Proporcionar a mobilidade académica dos estudantes de extensão como de graduação e pós-graduação, bem como de docentes que participarem da UniSER integrando-os nas atividades i e ii; iv) Desenvolver em colaboração com a empresa portuguesa 4Humanz, uma rede internacional, a Rede Humanizar. Esta rede será formada por vários idosos de diferentes nacionalidades e escolaridades que servirão de assessores/mentores no desenvolvimento de vários projetos no âmbito académico e industrial direcionados ao envelhecimento. v) Produção de eventos científicos nacionais e internacionais (congressos, conferências no âmbito do envelhecimento saudável e ativo) vi) Inclusão de alunos de pós graduação, graduação e sobretudo os idosos participantes da UniSER nos cursos das Universidades Seniors européias. Assim, com a execução desta proposta a Universidade de Brasília em conjunto com a UPorto estará mais uma vez contribuindo para o desenvolvimento de saberes, de competências tendo a educação ao longo da vida e inclusiva como alicerce na mediação e integração das diversas culturas, pautadas no respeito à diversidade, em ambiente profícuo para a construção da cultura da paz. Ressalta-se que nesta iniciativa deverão surgir respostas inovadoras às demandas específicas oriundas da acelerada transição demográfica.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Margô Gomes de Oliveira Karnikowski
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Remédios: o que fazer? Como fazer? Open or Close

    O alto consumo de medicamentos pela população justifica-se pela influência que os mesmos exercem sobre as opções de tratamento, em quase todas as esferas de atenção à saúde. A utilização inadequada e a automedicação sem orientação, especialmente nas comunidades mais carentes, constituem um sério problema de saúde pública . Este projeto de extensão, que existiu no período de 2012 a 2016, pretende atender à necessidade de educar a população quanto a maneira adequada de utilizar os medicamentos e assim promover o seu uso racional. Também há uma preocupação em relação à forma como estes medicamentos são armazenados e descartados, visto que se tais procedimentos não forem realizados corretamente podem acarretar em prejuízos tanto à saúde quanto ao meio ambiente. Assim, propõem-se retomar as ações de educação em saúde e de orientação sobre o uso responsável de medicamentos em cenários de atuação que seriam unidades de saúde e centros de convivência nas comunidades que são assistidas pela UnB e no HUB.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Micheline Marie Milward de Azevedo Meiners
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Tecnogeronto: Tecnologia, Inovação e Comunicação Intergeracional 2023 Open or Close

    Este projeto tem por objetivo implementar metodologia ativa de gamificação intergeracional sobre o processo de ensino aprendizagem em diferentes gerações. Trata-se de um projeto que se fundamenta na tríade universitária da pesquisa, ensino e extensão, pois estará ancorado em ações que envolvem os três elementos. Tem como metodologia a realização de curso de TIC Intergeracional e metodologias ativas mediadas por gamificação, desenvolvimento e validação de game educativo.

    Responsável: Prof.ª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Tempo de Colher - UniSER Open or Close

    O ato de plantar pode ter um impacto positivo na saúde mental. Ele pode proporcionar um senso de realização, bem como ajudar a reduzir o estresse e pode ser particularmente benéfica para pessoas com transtornos mentais, como a depressão e a ansiedade. O ato de cuidar de plantas pode fornecer uma sensação de responsabilidade e propósito, o que pode ajudar a melhorar a autoestima e a resiliência. Neste sentido, o projeto objetiva proporcionar ambientes e momentos de integração com o meio ambiente de forma intergeracional com cultivo de canteiros ornamentais e hortas comunitárias.

    Início: 13/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável: 

    Profa. Vivian da Silva Santos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fisioterapia

  • Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de lactentes e crianças: identificação precoce de atrasos e incapacidades Open or Close

    O projeto se propõe a avaliar os lactentes e crianças com risco para atraso no desenvolvimento motor no contexto das condições sócio-demográficas e condições de vida das crianças nascidas em Brasília com foco no acompanhamento do desenvolvimento motor infantil, orientações domiciliares quanto à estimulação precoce, identificação de alterações no desenvolvimento, encaminhamento para centros de reabilitação quando necessário e prescrições de tecnologias assistivas.

    Início: 22/05/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Aline Martins de Toledo
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Acompanhamento e planejamento terapêutico da criança com Paralisia Cerebral: Cuidar de PC Open or Close

    Este projeto se destina à acompanhar o estado de saúde de crianças com incapacidades motoras, principalmente a criança com paralisia cerebral (PC), e orientar as famílias quanto ao prognóstico, traçar metas relevantes e alcançáveis de ganhos na funcionalidade e planejar um programa de intervenção domiciliar centrado na família e no contexto ambiental da criança.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Aline Martins de Toledo
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Atenção fisioterapêutica nas disfunções temporomandibulares e cervicais Open or Close

    Atividade de extensão que oferece assistência fisioterapêutica a pessoas com disfunções temporomandibulares (DTMs) e cervicais. Promove a vivência da prática fisioterapêutica em contextos preventivos e curativos por meio da avaliação padronizada e intervenção fisioterapêutica multimodal, com ênfase em técnicas de terapia manual, exercícios e orientações para autogerenciamento da dor. Os participantes serão avaliados antes e após as intervenções para verificar os efeitos sobre a dor e recuperação funcional.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Fernanda Pasinato
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Avaliação e Tratamento de Pessoas com Incapacidade Neuromotora (ATPIN) Open or Close

    A prestação de serviços realizada por esse PEAC está vigente desde o ano de 2013, articulando-se a partir de demandas de segmentos ou comunidades. Na Associação Parkinson Brasília (APB), associação organização comunitária, é local de prática de extensão desse projeto desde 2013; e paróquia Nossa Senhora da Glória e Capela Nossa Senhora de Fátima em Ceilândia Sul, atendendo a comunidade desde o ano de 2015. Estudantes do curso de graduação em fisioterapia da Faculdade de Ceilândia UnB estão diretamente envolvidos na avaliação e intervenção em fisioterapia cada qual em seu cenário de prática, condições de saúde, ciclo de vida; e tecnologia. Os extensionistas são protagonistas das ações planejadas e desenvolvidas, participando amplamente juntamente com a orientação dos professores. É um projeto que busca atingir o contexto social, afetivo e de reabilitação das pessoas envolvidas, não somente pacientes de fisioterapia, mas seus cuidadores e familiares. De forma abrangente, suas atividades envolverão nao somente bordagem especialista em fisioterapia, mas também educação e prevenção em saúde coletiva. O Avaliação e Tratamento de Pessoas com Incapacidade Neuromotora propõe-se a prestação de serviço enquanto um espaço de reflexão crítica e técnica em área específica do conhecimento que é a Fisioterapia, englobando conhecimentos da Neurofisiologia, das Neurociências e da Reabilitação, Exercícios Terapêuticos e Terapia Manual. Tem sua atuação pautada na avaliação, prevenção, promoção e intervenção em saúde visando conhecimento teórico e prático dos estudantes extensionistas. A articulação entre a universidade e a sociedade, se dá através das ações na Associação Parkinson Brasília (APB), Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e nas Redes sociais da Liga Acadêmica de Ciências do Movimento @lacimov, elaboradas de forma a alcançar e beneficiar o maior número de pessoas, utilizando-se de atividades presenciais, remotas e recursos digitais, disseminando conhecimento e aproximando a comunidade da universidade. Articulação com disciplinas de graduação do curso de fisioterapia (obrigatórias e optativas): Processo de Reabilitação: Avaliação; Fundamentos de Fisioterapia: Movimento; Processos Cognitivos: Prática Fisioterpêutica; Avaliação e intervenção na dor crônica vertebral, Terapia Manual. Articulação com a pós-graduação e com grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Grupo de Pesquisa Reeducação Funcional e Desempenho Humano (REDE) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/219804; Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR_FCE/UnB). A equipe é composta por docentes e discentes, trabalha de forma remota e presencial, desde que de acordo com o plano de contingência da UnB. As reuniões de equipe são semanais (vide metodologia). Participação em cursos ou eventos de extensão locais, nacionais e internacionais. Realização de atividades na Semana Universitária.

    Início: 01/03/2023
    Término: 30/12/2023

    Profa. responsável: Ana Clara Bonini Rocha
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • BIOMES no Futebol Americano Open or Close

    A PEAC (Projeto de Extensão de Atendimento a Comunidade) intitulada BIOMES no Futebol Americano tem por objetivo fomentar o ensino-aprendizagem de discentes da Universidade de Brasília sobre biomecânica, reabilitação esportiva, prática baseada em evidência e cinesiologia. Este projeto tem por objetivo o atendimento à comunidade de atletas do Futebol Americano do Tubarões do Cerrado, equipe de F.A. no Distrito Federal. Assim como, o objetivo da fisioterapia no Futebol Americano é promover um aprofundamento no conhecimento prático profissional relacionado ao esporte com vivência em atendimento. Este projeto tem por missão estudar o esporte, a fisioterapia aplicada, à reabilitação de atletas, os impactos do esporte na saúde e o atendimento na população de atletas de alto nível para acrescentar na formação profissional, desde a prevenção até a reabilitação; ampliando o escopo de atuação, o aprimoramento fisioterapêutico e promover o acesso a esse conhecimento dentro da universidade. Desta forma, o projeto BIOMES no Futebol Americano tem por objetivo desenvolver projetos em associação com a Universidade de Brasília e o time Tubarões do Cerrado, um dos mais conhecidos do esporte no DF, fortalecendo a extensão universitária.

    Início: 27/05/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Aline Araújo do Carmo
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Fisioterapia aquática baseada em evidências: Da prática à teoria Open or Close

    O atendimento dos pacientes realizado pelo fisioterapeuta deve-se basear não só em sua experiência clínica, mas também no conhecimento teórico atualizado que está disponível nos artigos científicos publicados nas diversas revistas especializadas. Para isso é importante que além da interpretação da informação disponível nos artigos, se avalie a aplicabilidade clínica destas informações e a consequente modificação da conduta clínica.

    Início: 28/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Josevan Cerqueira Leal
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • GEFIN: Grupo de estudos em Fisioterapia nas Neurodisfunções - Entendendo as disfunções motoras em pessoas com doenças neurológicas Open or Close

    Tendo em vista as limitações funcionais de indivíduos com lesões neurológicas, faz-se necessária a identificação de estratégias para facilitar o raciocínio clínico de alunos e profissionais de saúde que possam favorecer a elaboração de treinamentos específicos. A partir do referencial teórico relacionado à CIF, é possível entender a complexidade das deficiências de indivíduos com estas lesões, favorecendo a seleção de métodos de intervenção específicos para recuperação funcional destes.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Implementação da saúde baseada em evidências no processo de manejo da dor lombar Open or Close

    O objetivo do projeto será implementar programas de intervenção compostos por recursos fisioterapêuticos e baseados nas melhores evidências científicas, voltados para indivíduos acometidos pela dor lombar. Farão parte do projeto pessoas que vivem da região de Ceilândia e adjacências que, com base na divulgação do projeto, precisem de atendimento e possuam disponibilidade para participar da ação. Os sujeitos que participarem serão submetidos a um processo de avaliação físico-funcional, com o intuito de delinear as metas das intervenções. Os recursos a serem adotados serão embasados pelas melhores evidências científicas, os quais podem ser caracterizados por exercícios terapêuticos, mindfullness, terapia manual, dentre outras estratégias/recursos. A avaliação será realizada no primeiro contato com os participantes, sendo caracterizada pela aplicação de diversos instrumentos, dentre os quais, escala Visual Analógica (EVA) para mensurar a intensidade da dor, questionário de incapacidade e qualidade de vida, e instrumentos com foco em variáveis biopsicossociais. Espera-se, por intermédido do projeto, fornecer uma vivência dos estudantes com membros da comunidade, e viabilizar práticas de saúde junto à população usuária do projeto.

    Início: 01/06/2023
    Término: 31/12/2024

    Prof. responsável: Rodrigo Luiz Carregaro
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • inDPEMdentes! Open or Close

    Projeto propõe ações para integração entre ensino, pesquisa, serviços e comunidade explorando os limites ao acesso e as possibilidades de ações de reabilitação no Distrito Federal (DF). O objetivo principal é a implementação de ações intervencionistas, preventivas e educativas para pacientes com a Doença de Parkinson, Esclerose múltipla e seus cuidadores, por equipe de fisioterapia. Pretende-se então, estabelecer ambiente para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão.

    Vídeos do projeto:

     

    PARKINSON - FISIOTERAPIA NO PARKINSON. Prof. Flavio Medeiros

    PARKINSON - JOGANDO CONTRA O PARKINSON - UnB Prof. Felipe Mendes

    PARKINSON - JOGANDO CONTRA O PARKINSON. Projeto da UnB coordenado pelo Prof Felipe Mendes

    PARKINSON - JOGANDO CONTRA O PARKINSON. Coordenação Prof. Felipe Mendes

    UnB oferece reabilitação gratuita para doenças neurodegenerativas

     

     

    Início: 16/02/2023
    Término: 15/12/2025

    Prof. responsável: Felipe Augusto dos Santos Mendes
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Journal Club - Projeto de educação continuada internacional em reabilitação cardiopulmonar Open or Close

    Contextualização: As doenças cardiovasculares e respiratórias possuem elevadas prevalência, além de programas de reabilitação cardiovascular e pulmonar (PCRP) possem evidência científica robusta, com capacidade de produzir efeitos na saúde, além de benefícios sociais e econômicos, portanto, o conhecimento e divulgação sobre as evidências nesta área se fazem necessário. Objetivo: O presente estudo tem como objetivos: 1. Discutir os casos clínicos dos pacientes atendidos no Programa de Reabilitação Cardiovascular, 2. Apresentar aulas expositivas sobre assuntos de interesse na área de reabilitação cardiopulmonar, 3. discutir artigos e pesquisas científicas na área de reabilitação cardiorrespiratória e fisiologia clínica do exercício. Metodologia: O presente projeto será composto por reuniões híbridas (presenciais e online), com periodicidade semanal. Serão realizados momentos de discussões clínico-científicas, com encontros realizados por meio das plataformas Google Meeting ou Teams, de modo a possibilitar a participação de pesquisadores, alunos e profissionais de diferentes localidades. Em cada encontro serão apresentados: um caso clínico e uma aula expositiva/treinamento na temática de interesse da área ou, no caso do Journal Club, dois artigos científicos, apresentados pelos pesquisadores, discentes de graduação ou pós-graduação. Vale enfatizar que, dada a natureza internacional da proposta do Journal Club, o idioma oficial será o inglês.

    Início: 06/02/2023
    Término: 02/02/2024

    Prof. responsável: Graziella França Bernadelli Cipriano
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Ciências do Movimento - LACiMov Open or Close

    Sob a denominação de Liga Acadêmica de Ciências do Movimento, designada LACiMov, vinculada à Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB), as atividades deste projeto de extensão de ação contínua busca indissocializar-se do ensino e da pesquisa. Sua contribuição teórica vai desde o diálogo com disciplinas curriculares das ciências básicas, das ciências do movimento humano e animal, das ciências do esporte, das neurociências, psicologia, da saúde e da educação, e fisioterapia. A LACiMov produz e divulga indicadores sociais, demográficos e epidemiológicos em saúde, e os comunica, produzindo conteúdo para as mídias sociais e presta serviços em fisioterapia à população, estreitando a relação Universidade-Comunidade via Instagram, FaceBook, Youtube. A Liga agrega estudantes de todos os períodos do fluxo. Vigente desde 2015, realiza atividades vinculadas à cada elemento desse tripé; oferece prestação de serviços especializados à comunidade de Ceilândia, promove eventos presenciais na UnB e em ambientes extramuros como organizações comunitárias, públicas de educação e de saúde, bem como virtuais nas suas redes sociais Facebook e Youtube @lacimov e Instagram @gepex; produz e divulga indicadores sociais e epidemiológicos; agrega estudantes de diferentes semestres de graduação e pós-graduação, professores e supervisores de campo; incentiva transformação social e a formação cidadã.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa responsável: Ana Clara Bonini Rocha
    E- mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher: LIFIM Open or Close

    A Liga Acadêmica de Fisioterapia em Saúde da Mulher (LiFiM) é um grupo sem fins lucrativos, com duração ilimitada, organizada pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília - Faculdade da Ceilândia, apresentando como sede o Campus Ceilândia. Tendo como foco principal, assuntos multidisciplinares em saúde com objetivos relacionados a assuntos focados na saúde da mulher, porém será discutido a saúde do homem também. A fisioterapia na saúde da mulher, especificamente na área pélvica desempenha um importante papel na saúde, visto que ajuda na melhora da qualidade de vida de seus pacientes, além de melhorar a circulação para região pélvica, auxiliar na recuperação muscular após o parto, atua prevenção e tratamento da incontinência urinária. Assim como na prevenção de prolapso genital e disfunções pélvicas e melhora do desempenho sexual, dentre outras atuações e benefícios aos pacientes que são encaminhados para essa especialidade. Portanto, mediante o exposto, o objetivo com a criação da Liga Acadêmica de Fisioterapia em saúde da mulher é a divulgação ampla e aprendizado dos conhecimentos relacionados à saúde da mulher, ligado principalmente às áreas de uroginecologia, obstetrícia e coloproctologia. Estendendo-se também à área de mastologia. Com foco na atuação do fisioterapeuta e buscando ampliar a visão multidisciplinar de outras áreas da saúde.

    Início: 02/05/2023
    Término: 31/12/2025

    Prof. responsável: Aline Teixeira Alves
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Reabilitação Neurofuncional: NeuroLAR Open or Close

    Os alunos da cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília demandam a imersão nos conhecimentos a respeito das neurociências. Com este fundamento, a Liga de Reabilitação Neurofuncional (NeuroLAR) pretende implementar atividades com a finalidade de discutir e aplicar conhecimentos sobre processos neurais. Para isso, serão instituídos conteúdos programático norteadores de discussões, eventos, pesquisas e intervenções em saúde e nos processos de educação. Outrossim, disseminaremos esse conhecimento adquirido de forma acessível e sistematizada para diversos segmentos da sociedade.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica em Biomecânica e Esportes - BIOMES Open or Close

    A Liga Acadêmica em Biomecânica e Esportes tem por objetivo fomentar o ensino-aprendizagem de discentes da Universidade de Brasília sobre biomecânica e esporte. A biomecânica, para profissionais da saúde, é um conhecimento imprescindível para a formação e boa prática profissional, no entanto diversos alunos relatam dificuldades em aprender seus conceitos. A liga acadêmica é uma forma de propiciar esse conhecimento de forma extracurricular, auxiliando na consolidação do conhecimento a partir da busca ativa dos estudantes. O esporte em conjunto aos princípios da biomecânica resulta em uma aprendizagem efetiva e com uma visualização prática mais aprofundada. Ademais, estudar o esporte e seus impactos na saúde acrescenta ao profissional da saúde nos mais diversos âmbitos, desde a prevenção até a reabilitação, ampliando o escopo de atuação e promover o acesso a esse conhecimento dentro de uma liga estudante viabiliza a formação de profissionais mais preparados para atuar nesse campo. Desta forma, a BIOMES tem por objetivo desenvolver projetos em associação com a Universidade de Brasília e a comunidade a fim de fortalecer os princípios da biomecânica e a atuação do esporte na promoção da saúde.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Aline Araújo do Carmo
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Interdisciplinar de saúde, longevidade e envelhecimento - LISLE Open or Close

    A Liga Interdisciplinar de Saúde, Longevidade e Envelhecimento – LISLE tem como objetivos fomentar o ensino e a aprendizagem sobre Geriatria e Gerontologia, englobando a saúde da pessoa idosa nas perspectivas biopsicossocial, ecológica e coletiva; promover e apoiar projetos relacionados à abordagem e cuidado à pessoa idosa em seus diversos âmbitos e cenários de práticas, e aprofundar, atualizar e consolidar conhecimentos em temáticas sobre à saúde da pessoa idosa. A liga se consolida a partir de três justificativas principais: 1) Elevada demanda populacional por atenção e cuidado; 2) Formação em Gerontologia e oportunidades de práticas interdisciplinares insuficientes, e 3) Necessidade de criação e fortalecimento de vínculos com o território (Ceilândia) para apoiar os profissionais de saúde na Rede de Atenção à Saúde. Para isso, serão realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão mediante o desenvolvimento, execução e discussão dos planos de ação para cada atividade, de modo que o público alvo compreende discentes, pessoas idosas e profissionais da saúde. Com isso, espera-se atender necessidades da população idosa local, ampliar o acesso ao conhecimento em saúde, envelhecimento e longevidade, bem como à Gerontologia e Geriatria; e, fortalecer o trabalho dos profissionais que atuam com a população idosa na região. Consequentemente, deve-se alcançar a promoção do envelhecimento ativo e da longevidade com qualidade de vida, formação interdisciplinar, crítica e reflexiva, e maior sustentabilidade do sistema de saúde.

    Início: 03/04/2023
    Término: 29/12/2023

    Prof. responsável: Juliana Martins Pinto
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Observatório da Longevidade (OLVi) – Observar, ouvir e transformar Open or Close

    Observou-se a necessidade de integração entre as ações desenvolvidas nas UBSs, com ampliação do acesso aos usuários e apoio aos profissionais de saúde. Concomitantemente, fazem-se necessários a avaliação e o monitoramento das ações, a fim de avaliar a efetividade das políticas públicas a elas vinculadas. As atividades previstas serão pautadas no protagonismo e na autonomia do discente e nas expectativas dos usuários e profissionais da saúde, de modo que possibilitem a construção coletiva de soluções para o enfrentamento dos desafios do envelhecimento populacional e seu impacto no sistema de saúde. Os objetivos são 1) observar, ouvir e transformar o envelhecimento, longevidade e cuidado de pessoas idosas na Atenção Primária à Saúde (APS); 2) facilitar a articulação entre necessidades dos usuários e profissionais de saúde e recursos disponíveis na comunidade e 3) proporcionar formação cidadã e socialmente responsável que valorize a troca de saberes e a transformação social. Para isso serão realizados, grupos focais, Circuitos multissensoriais, mapeamento dos recursos e serviços disponíveis na comunidade e preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. A partir dos resultados e aprendizados novas edições serão propostas anualmente com atividades e ações diferentes em resposta às novas necessidades e demandas da comunidade.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Juliana Martins Pinto
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • PRECAP_off - Projeto de Extensão em Reabilitação Cardiopulmonar supervisionados por mhealth Open or Close

    Contextualização: As doenças cardiovasculares e respiratórias possuem elevadas prevalência, além de programas de reabilitação cardiovascular e pulmonar (PCRP) possem evidência científica robusta, com capacidade de produzir efeitos na saúde, além de benefícios sociais e econômicos, entretanto, a disponibilidade de PCRP é bastante limitada. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo fornecer um PRCP, a ser realizado de forma remota via mhealth. Metodologia: Atendimentos remotos por meio do aplicativo pocketrehab, desenvolvido com financiamento da FAPDF, a serem conduzidos pelos discentes de graduação, supervisionados pelos pós-graduandos e coordenados pelos coordenadores do Projeto (professores titulares). Os pacientes passarão por uma avaliação inicial remota, com o intuito de estratificar risco e elaborar prescrição individualizada dos exercícios físicos. Em seguida participarão de 36 sessões de reabilitação em 12 semanas, sendo reavaliados ao término, e serão encaminhados para novo programa supervisionado remoto.

    Início: 06/02/2023
    Término: 02/02/2024

    Prof. responsável: Gerson Cipriano Júnior
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • PRECAP_on - Projeto de Extensão em Reabilitação Cardiopulmonar supervisionados presencial Open or Close

    Contextualização: As doenças cardiovasculares e respiratórias possuem elevadas prevalência, além de programas de reabilitação cardiovascular e pulmonar (PCRP) possem evidência científica robusta, com capacidade de produzir efeitos na saúde, além de benefícios sociais e econômicos, entretanto, a disponibilidade de PCRP é bastante limitada. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo fornecer um PRCP, a ser realizado de forma presenciais no Laboratório de Fisiologia do Exercício da Faculdade de Ceilândia (LaBFCE). Metodologia: Atendimentos presenciais no Laboratório de Fisiologia do Exercício da Faculdade de Ceilândia (LaBFCE), a serem conduzidos pelos discentes de graduação, supervisionados pelos pós-graduandos e coordenados pelos coordenadores do Projeto (professores titulares). Os pacientes passarão por uma avaliação inicial abrangente, com o intuito de estratificar risco e elaborar prescrição individualizada dos exercícios físicos. Em seguida participarão de 36 sessões de reabilitação em 12 semanas, sendo reavaliados ao término, e serão encaminhados para programa supervisionado remoto.

    Início: 06/02/2023
    Término: 05/02/2024

    Prof. responsável: Gerson Cipriano Júnior
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • VIVETEC - Viver sem Limites em Corpos que Interagem com Tecnologias Open or Close
    O projeto "Viver sem limites em corpos que interagem com tecnologias (VIVETEC)" parte da premissa que pessoas com doença, deficiência ou mobilidade reduzida podem ampliar suas habilidades e competências a partir da incorporação da tecnologia em suas vidas - notadamente tecnologias de assistência de longa permanência como as que compõem o que conhecemos por Tecnologia Assistiva. Assimila em suas ações o conceito de que a Tecnologia Assistiva adequada é aquela que compõe uma unidade com o corpo da pessoa para a realização de uma tarefa específica. Populariza os produtos para solucionar necessidades e problemas não só materializado em um produto assistivo, como também em outros produtos tecnológicos e serviços inovadores, por meio de ações educativas, assistenciais e recreacionais voltadas à promoção do bem-estar, inovando os conceitos tecnológicos para diagnóstico, intervenção tanto profilática quanto terapêutica. Vinculou-se à Plataforma de Serviços Tecnológicos BEM-TE-VI - Inovação para o BEM-estar por meio de TEcnologias que permitem pessoas com deficiência VIver sem limites - criada para ampliar a ação do NTAAI - Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação - ampliando o desenvolvimento de dispositivos para assistência de longa permanência, para o desenvolvimento de tecnologias diagnósticas, intervencionistas (terapêuticas e profiláticas), bem como tecnologias de informação e comunicação (local/remota, síncrona/assíncrona e física/virtual), servindo de via de interação da Universidade de Brasília com instituições parceiras e com os setores produtivos (indústria e comércio), com a finalidade de integrar as ações do NTAAI ao ecossistema de inovação do PCTec da UnB, oportunizando se empreender a partir da concepção de ideias materializadas em produtos e serviços inovadores - desde os níveis iniciais de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL) até a sua entrega aos setores produtivos. Nessa nova edição, incorpora a parceria do Hospital Universitário de Brasília para promover a inovação de serviços também ofertados em ambiente hospitalar.
     
    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023
     
    Professor responsável: Emerson Fachin Martins
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fonoaudiologia

  • Audiologia na Escola - Educação Continuada e Saúde Auditiva Open or Close

    Trata-se de um programa de educação em saúde auditiva, desenvolvido em escolas junto aos professores e aos alunos. Os professores receberão formação básica em audiologia, no que se refere à função do sistema auditivo, seu desenvolvimento e as habilidades auditivas importantes para o processo de aprendizagem. Serão propostas oficinas e ações educativas sobre o som e seus efeitos estimuladores ou degenerativos no sistema auditivo, sendo alunos e professores os multiplicadores das informações.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof.ª Isabella Monteiro de Castro Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Campanha de conscientização sobre saúde vocal Open or Close

    A fonoaudiologia é a profissão responsável pela promoção da saúde vocal, e pela prevenção, avaliação e reabilitação de distúrbios vocais. Ações de promoção são fundamentais para melhora da saúde vocal da população em geral, mais especificamente para profissionais da voz. A disseminação de conhecimento sobre hábitos e comportamentais vocais saudáveis são fundamentais para preservação da saúde vocal. Dessa forma, a presente extensão propõe a realização da uma campanha de conscientização sobre saúde vocal por meio de desenvolvimento de palestras presenciais e remotas, e de postagens em rede social sobre saúde vocal para população em geral e para profissionais da voz.

    Início: 01/03/2023
    Término: 23/12/2023

    Professora Responsável: Vanessa Veis Ribeiro
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Ciclo de palestras sobre voz Open or Close

    Diante da grande demanda em fortalecer e aprimorar os conhecimentos sobre a temática de voz dentro do curso de Fonoaudiologia e na comunidade em geral de profissionais da saúde, torna-se necessária a realização de um Ciclo de Palestras sobre Voz. A ação desenvolverá palestras relacionadas as temáticas de voz profissional, voz clínica e fononcologia. Serão realizadas seis palestras, ministradas por fonoaudiólogos experts nas áreas. A organização da palestra será presencial, e a realização será preferencialmente online, diante da possibilidade de um maior número de pessoas poderem ser beneficiadas com os conhecimentos ali apresentados. Será totalizado ao final do ano, no mínimo 6 palestras ministradas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 23/12/2023

    Professora Responsável: Vanessa Veis Ribeiro
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Comunicação humana e cognição: Divulgação científica Open or Close

    Trata-se de projeto de extensão com objetivo promover diálogo entre a Universidade de Brasília e a comunidade por meio da divulgação científica. Nesse sentido, essa proposta visa reunir não somente pessoas relacionadas à academia, mas incluir no grupo de extensão comunicadores com experiência em redes sociais visando formulação coletiva das melhores práticas e meios para o diálogo entre sociedade e universidade, sob a perspectiva do grupo já estabelecido de comunicação humana e cognição. Este projeto será executado por meio de duas atividades distintas, mas complementares.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Letícia Correa Celeste
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Cuidados com a comunicação, audição e alimentação de idosos Open or Close

    A atuação fonoaudiológica com idosos dependentes pode auxiliá-los em realizar suas atividades de vida diária e manter a funcionalidade possível. A atuação em extensão com essa população pode facilitar a aprendizagem do aluno de graduação em lidar com as demandas e facilitar a atuação profissional. Os objetivos gerais do projeto são vivenciar o atendimento ao idoso dependente, observar a atuação fonoaudiológica no idoso dependente e elaborar material para orientação de aspectos fonoaudiológicos aos idosos dependentes, seus familiares e cuidadores. Este projeto dará continuidade ao já iniciado em 2015, que visa ações de promoção da saúde fonoaudiológica dos idosos do Distrito Federal e no ano de 2023, serão feitas atividades em ambiente hospitalar e de Instituição de Longa Permanência.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Juliana Onofre de Lira
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Fonoaudiologia na Escola Open or Close

    Este projeto trata da atuação da Fonoaudiologia em escolas públicas do Distrito Federal. Cabe ao fonoaudiólogo, desenvolver ações que contribuam para a promoção, aprimoramento, e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição e linguagem (oral e escrita) que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem. O Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) vem sendo usado internacionalmente e já está em implementação em várias escolas brasileiras e permite a melhora da aprendizagem dos estudantes, contribuindo para a prevenção de transtornos de aprendizagem, melhora da qualidade do ensino, formação continuada de professores e consequente diminuição da fila de espera na rede pública de saúde. Nos últimos dois anos a equipe do projeto atuou intensivamente na Escola Classe 31 da Ceilândia, com avaliação muito positiva. As ações realizadas foram planejadas de maneira dialógica com a comunidade escolar, o que foi muito importante para o fortalecimento do projeto e adesão de toda a comunidade. Em 2023, o projeto destina-se à implementação do Modelo de Resposta à Intervenção (RTI), bem como a ações de consultoria e assessoria a escolas públicas do Distrito Federal. As atividades previstas são: capacitação; planejamento, desenvolvimento e execução de programas fonoaudiológicos; observações e triagens fonoaudiológicas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Vanessa de Oliveira Martins Reis
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Fonoaudiologia na Promoção da Saúde - Respiração Oral Open or Close

    Este projeto apresenta o profissional fonoaudiólogo e o seu papel de promover e prevenir a saúde, dando ênfase à importância da sua atuação junto à conscientização da respiração oral e suas consequências. A atuação na prevenção à respiração é fundamental, pois previne alterações no crescimento craniofacial, na musculatura orofacial, na oclusão dentária, dentre outras. Nos últimos anos o tema tem ganhando maior visibilidade, até mesmo por meio deste projeto de extensão, porém para muitas famílias ainda é desconhecido, o que é de extrema importância a sua divulgação. Terá como método a utilização de folders, oficinas e palestras referente ao tema Respiração Oral.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Melissa Nara de Carvalho Picinato Pirola
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Voz (GEPEV) Open or Close

    Graduandos e profissionais das ciências da saúde precisam estar constantes atualizados para oferecer o melhor para os pacientes com distúrbios da comunicação humana. Dessa forma, a presente extensão propõe a realização de ações de aprimoramento profissional de estudantes e profissionais da Fonoaudiologia. Serão realizados encontros com frequência quinzenal. As atividades a serem desenvolvidas são: 1) discussão de caso clínico; 2) leitura e discussão de pesquisas científicas; 3) palestras para aprimoramento profissional técnico-científico ministradas pelo grupo e por palestrantes externos experts na área.

    Início: 01/03/2023
    Término: 23/12/2023

    Professora Responsável: Vanessa Veis Ribeiro
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • LIBRAS – Ampliando o Convívio Social Open or Close

    A limitação da comunicação entre surdos e ouvintes ocasiona restrições de convívio social a ambos. Dessa forma, o objetivo geral do projeto é proporcionar aos estudantes do Campus de Ceilândia - UnB a oportunidade de aprender sobre a temática e sinais necessários para uma comunicação básica na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Com isso, propõe-se a realização de oficinas, rodas de conversas e grupos de estudo por meio de encontros semanais, com duração de 2 horas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Equilíbrio e Audição - LAEA Open or Close

    A Liga Acadêmica de Equilíbrio e Audição – LAEA surgiu da necessidade de aprofundamento dos estudos teóricos e práticos sobre audição e equilíbrio na Faculdade de Ceilândia (FCE) com o compromisso de difundir as ações desenvolvidas à comunidade interna e externa. A LAEA tem como finalidade reunir graduandos e profissionais da Fonoaudiologia, Audiologia e áreas afins, compartilhar saberes e aplicar o conhecimento em atividades de pesquisa, extensão, ensino e práticas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Thais Cristina Galdino de Oliveira
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Fonoaudiologia em Voz (LAFoV): Ensino, Pesquisa e Extensão Open or Close

    As Ligas Acadêmicas são um instrumento de aproximação do estudante com a prática de atenção da saúde. O tripé Ensino, Pesquisa e Extensão constitui o eixo fundamental da universidade, proporcionando o a promoção e divulgação de conhecimento, o incentivo ao trabalho de pesquisa e investigação científica, bem como a ação dos alunos em prol da melhora da saúde da comunidade A extensão utilizará o conhecimento teórico do ensino e as evidências produzidas por pesquisas para realizar ações de aprimoramento dos estudantes e profissionais na área de voz, e para promover a saúde vocal e prevenir os distúrbios vocais da comunidade.

    Início: 01/03/2023
    Término: 23/12/2023

    Professora Responsável: Vanessa Veis Ribeiro
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga de FONONCOLOGIA UnB: ensino, extensão e pesquisa Open or Close

    Orientar, avaliar e reabilitar os pacientes com alterações do trato aéreo-digestivo antes, durante e após o tratamento oncológico a partir do Acolhimento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON - HUB). Organizar campanhas, postagens nas mídias sociais, simpósios de promoção, prevenção e reabilitação no Julho Verde, mês de conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço (CCP) . Participar de ações políticas e/ou consulta pública quanto às recomendações e/ou definição de dispositivos para o tratamento e reabilitação do câncer de CCP. Coordenar e treinar os integrantes do Coral Identidade: vozes alaríngeas e laríngeas, composto por pacientes, ligantes/estudantes, professores, técnicos e usuários em geral. Promover a comunicação alaríngea nos espaços culturais do Distrito Federal.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Cristina Lemos Barbosa Furia
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto de triagem auditiva escolar e ocupacional Open or Close

    Trata-se de um projeto de triagem auditiva desenvolvido em escolas, instituições de ensino, centro de reciclagem da Estrutural e da Ceilândia e ações educativas de trânsito na região do Distrito Federal. Escolares, pré-escolares, profissionais expostos a ruído e serão submetidos à triagem auditiva e do processamento auditivo. Assim, será possível identificar os problemas auditivos entre escolares e trabalhadores expostos a ruído. As ações permitirão traçar um programa de estimulação do processamento auditivo, envolvendo a família, os professores, as crianças e os graduandos em fonoaudiologia, bem como ações educativas acerca do sistema auditivo, instituindo programa de conservação auditiva ocupacional.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Isabella Monteiro de Castro Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Promoção de Saúde em Audição, Linguagem Oral e Escrita e Funções Orofacias em Escolares de 06 a 12 anos Open or Close

    O projeto objetiva promoção à saúde relativa aos aspectos de audição, linguagem oral e escrita e funções orofaciais em escolares de 06 a 12 anos em uma instituição infantil/creche, sem fins lucrativos, que promove atividades de contraturno de estudantes matriculados em escolas públicas do Distrito Federal em situação de vulnerabilidade social.

    Início: 28/03/2023
    Término: 23/12/2023

    Professora Responsável: Sízera Ferreira dos Santos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Psicossocialização: Aproximação da Psicologia e Neurociência Cognitiva no estudo do Desenvolvimento Humano com a Comunidade Open or Close

    Existe na nossa população escassez de ações que visam informar a comunidade sobre assuntos relevantes no dia-dia relacionados com o desenvolvimento humano, o cuidado da vida e a promoção do bem-estar psicossocial em diferentes faixas etárias, tornando-se necessário um espaço de divulgação cientifica, um ambiente onde possa ocorrer a interação entre os acadêmicos e a comunidade em geral mediante ações de difusão que favoreçam a conscientização da população. Nessa perspectiva, este projeto de extensão tem como finalidade elaborar e divulgar materiais informativos, bem como realizar palestras abordando temáticas relacionadas com o desenvolvimento integral humano, o cuidado da vida e a promoção do bem-estar psicossocial.

    Início: 03/01/2023
    Término: 31/12/2023

    Professora Responsável: Corina Elizabeth Satler
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Saúde do Trabalhador: educação, atenção e ação. Open or Close

    O Projeto Saúde do Trabalhador: educação, atenção e ação da se desenvolve no interesse e necessidade de ações no campo da Saúde do Trabalhador (ST) numa abordagem integral e interdisciplinar, pensado pela Fonoaudiologia, amplia seus horizontes para os cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia (FCE) / UnB. Adota a Educação em Saúde como eixo teórico orientador de suas práticas de Atenção e Ação. Nessa perspectiva, existe o aprofundamento dos estudos teóricos e práticos em ST, dentro do contexto do SUS e inclusão de elementos como dialogicidade, humanização, troca de saberes e empoderamento participativo do trabalhador. Tem como finalidade reunir discentes, docentes e profissionais da Fonoaudiologia e dos demais cursos de saúde da Faculdade de Ceilândia (FCE) / UnB, compartilhar saberes sobre ST e aplicar o conhecimento em atividades de pesquisa, extensão, ensino e práticas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 23/12/2023

    Professora Responsável: Thais Cristina Galdino de Oliveira
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Saúde Coletiva

  • É preciso romper o silêncio: acolhimento e debate sobre violência de gênero na Faculdade de Ceilândia - UnB Open or Close

    A violência de gênero, que tem uma interface direta com a violência racial, vem ocupando importante espaço de debate e preocupação social, e dentro da área da saúde como um determinante social que deve ser considerado para que se formulem políticas de saúde capazes de abarcar a compreensão da integralidade a partir da diversidade, e capazes de atuar para promover saúde a partir do enfrentamento dessas violências. Neste âmbito, revela-se necessário que passemos a olhar as questões relacionadas às temáticas de gênero como importantes intersecções para a garantia do direito integral e universal à saúde, visto que a desigualdade de gênero e as violências causadas em virtude dessa desigualdade, produzem efeitos diretos e imediatos na garantia do direito à saúde de determinados grupos considerados minoritários (no que tange sua participação política e discriminação social), que nesse caso refere-se a grupos de mulheres e pessoas LGBTQIA+. Entende-se que, inequivocamente, proteger mulheres e pessoas LGBTQIA+ e combater a violência de gênero é, também, promover saúde. E, neste âmbito, releva-se fundamental para criar espaços de debate dentro da Universidade, especificamente no campus de Ceilândia, região administrativa com grande número de casos de violência de gênero, capaz de acolher tanto os membros da comunidade universitária, quanto a comunidade local. Este projeto pretende criar, em parceria com a direção da Faculdade de Ceilândia, e o 8° Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, com seu núcleo PROVID, um espaço de acolhimento permanente dentro da FCE para mulheres e pessoas LGBTQIA+ vítimas de violência de gênero, com a intersecção necessária com a violência racial, bem como promover debates continuados dentro da FCE sobre as temáticas relativas às violências de gênero e produzir material informativo sobre essas temáticas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Silvia Badim Marques
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Fale comigo: UniSER em Ação 2023 Open or Close

    O diálogo intergeracional com idosos é uma das ferramentas para inclusão social e consequentemente combate a uma das mazelas desta fase: a solidão. O projeto Fale Comigo tem por objetivo propiciar um ambiente de escuta e integração geracional entre jovens estudantes e idosos participantes do Programa UniSER (Universidade do Envelhecer/UnB). Isto se dará por encontros telefônicos quinzenais com duração de 30 minutos, que serão degravados e analisados e resultarão em um livro. Os encontros permitirão a escuta mútua e a aproximação das gerações, além de auxiliar no acompanhamento dos adultos e idosos que fazem parte da UniSER. Dessa forma, duas estratégias da UniSER (educação e diálogo intergeracional) se reforçam mutuamente.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof. Jose Antonio Iturri de La Mata
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos Open or Close

    A Liga Acadêmica de Bioética e Direitos Humanos, é um projeto de extensão que integra atividades de ensino e pesquisa, conforme preconizado pelo tripé universitário. Como coletivo plural e diverso, atua de forma multiprofissional e transdisciplinar, organizada de forma horizontal e dialógica, para a promoção e reflexão crítica sobre as grandes e complementares áreas dos Direitos Humanos, Bioética e suas intersecções na saúde. Pautando-se em ampliar os horizontes da formação de profissionais de saúde conscientes do seu papel e práticas da cidadania, atuantes na defesa e luta por direitos, em constate diálogo e interface com outras áreas de conhecimento.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Érica Quinaglia Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Pare, Pense, Descarte: Educação em Saúde e Ambiental em área vulnerável da Estrutural para reduzir a incidência de dengue Open or Close

    Este projeto reúne uma equipe multidisciplinar que têm trabalhado em conjunto em estudos com o Zika vírus (ZIKV), Chikungunya (CHIKV) e dengue (DENV) e sua correlação com fatores socioeconômicos nos últimos anos em resposta à demanda da sociedade brasileira sobre o complexo mosquito Aedes aegypti e vírus associados. A proposta tem como objetivo geral desenvolver soluções prontamente aplicáveis em saúde pública para reduzir a taxa de incidência de arbovírus em uma área vulnerável de Brasília, Brasil. Este projeto será desenvolvido na Cidade Estrutural, a cidade mais pobre de Brasília que abrigou o maior lixão a céu aberto da América Latina e o segundo maior do mundo em quase 60 anos. Metodologia: Será realizada uma escuta das famílias das crianças das creches da área de Santa Luzia sobre acesso à água, descarte de lixo e conhecimento da comunidade sobre os fatores de risco e medidas de prevenção de arbovírus". A utilização dessa metodologia tem como objetivo compreender a realidade da comunidade e dar voz a ela a partir da pesquisa-ação participativa aliada à educação ambiental e em saúde com uma estreita participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Essas descobertas e ações fornecerão novas alternativas de controle para arbovírus em áreas de risco e contribuirão para a continuidade das políticas públicas de saúde e serviços básicos a serem fornecidos às comunidades vulneráveis.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Vanessa Resende Nogueira Cruvinel
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Pare, Pense, Descarte: Incentivando o descarte correto de resíduos de saúde para os usuários e trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde de Ceilândia-DF Open or Close

    A alta produção de lixo nas grandes cidades gera impactos diretos ao meio ambiente, bem como na vida dos catadores. Assim, o descarte dos medicamentos que faz parte dos resíduos de saúde RSS tem especial importância podem oferecer riscos de acidentes pelo contato com RSS encontrados no lixo, principalmente resíduos perfurocortantes. A proposta deste projeto é sensibilizar e informar os usuários e trabalhadores das Unidades Básicas da Ceilândia quanto ao destino correto dos medicamentos vencidos e das agulhas utilizadas por pacientes crônicos. Serão feitas entrevistas individuais para conhecer a realidade do descarte, entregue folders sobre o descarte correto e oficinas. Além disso, para o público-alvo deste projeto serão ofertadas vivências individuais e coletivas das seguintes Praticas integrativas em saúde (PICs): acupuntura, auriculoterapia, constelação familiar, meditação, yoga, automassagem, terapia floral, aromaterapia, arteterapia e/ou massagem de som com taças tibetanas. Essas ações tem o objetivo de incentivar as práticas de autocuidado e diminuir a automedicação e excesso de uso de medicação alopática.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Vanessa Resende Nogueira Cruvinel
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Perfil das atividades coletivas, práticas colaborativas e abordagem das demandas de saúde na perspectiva da Educação em Saúde, Ceilândia-DF Open or Close

    A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) é orientada por marcos teórico-conceituais e metodológicos coerentes com o desafio de formar profissionais de saúde mais aptos à colaboração e ao efetivo trabalho em equipe (REEVES, 2016). O cuidado em saúde ofertado em níveis distintos de atenção pelas equipes de profissionais, requer as habilidades das diversas área de atuação e a necessidade de desenvolvimento das práticas interprofissionais colaborativas. Com isso espera-se melhor atender os critérios de cuidado à saúde, com a melhor forma de trabalho em equipe e maior benefício para o paciente. Os objetivos são: 1-mapear as atividades coletivas realizadas com usuários; 2-observar as práticas colaborativas; 3-identificar as demandas dos usuários; 4-realizar intervenções em saúde de forma compartilhada. A metodologia consistirá na coleta de dados das atividades coletivas, utilização de um roteiro para observação participante das práticas colaborativas, utilização dos dados do e-SUS e por fim serão realizadas intervenções com os usuários na perspectiva da Educação em Saúde. Espera-se conhecer o perfil das atividades em grupos realizadas na UBS, trabalho em grupo e as práticas colaborativas, as demandas da população, intervenções à luz da educação em saúde e qualificação do processo formativo.

    Início: 03/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Patrícia Maria Fonseca Escalda
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • PICS pra você! Open or Close

    A saúde de um(a) indivíduo resulta, principalmente, das condições e acesso à alimentação, moradia, escola, lazer, dinâmicas familiares, relações de trabalho e ambientes saudáveis. Em conexão com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o projeto “PICS para Você!” realizará no Distrito Federal, no biênio 2023-2024, ações de educação e atenção integral à saúde, especialmente por meio de abordagem intersetorial das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs). Pretende-se incentivar o autocuidado e a cultura de paz em diferentes grupos populacionais (profissionais e residentes do HUB/Ebserh, mulheres, escolares, educadores e catadores), cujo processo saúde doença é influenciado por distintos contextos e determinantes sociais da saúde. Para o público-alvo deste projeto poderão ser ofertadas vivências individuais e coletivas entre as seguintes PICs: acupuntura, auriculoterapia, constelação familiar, meditação, yoga, automassagem, terapia floral, aromaterapia, arteterapia e/ou massagem de som com taças tibetanas. Pretende-se promover a compreensão e conscientização da relevância de se realizar o “investimento pessoal na qualidade de vida”, por meio das PICS, ao realizar o trocadilho com PIX. As PICS são um potente recurso terapêutico de baixo custo que contribui para o autocuidado. O projeto promoverá também o reconhecimento do potencial das PICs e de iniciativas promotoras da saúde mental, por meio de mídias sociais (Instagram e lives).

    Início: 28/03/2023
    Término: 27/03/2024

    Prof.ª responsável: Priscila Almeida Andrade
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Ação: a educação como mantenedora de vínculos na UniSER Open or Close

    O espaço virtual se constitui como um cenário educacional desafiador para os mais velhos e seu uso foi potencializado durante a pandemia covid-19. Além de um espaço rico para a aprendizagem, as tecnologias digitais também podem oportunizar o contato, as trocas e a convivência entre as pessoas, sendo uma ferramenta importante para a manutenção do vínculo com nossos estudantes egressos do Programa UniSER. Para viabilizar essa estratégia, é necessário atender individualmente as necessidades dos alunos, proporcionando contribuições para o bem-estar do idoso que esteja interessado em uma educação permanente. Entende-se que esta modalidade de educação pode atender às diversas demandas do público a partir de conteúdos direcionados, tempo e prática pedagógica específica para o público etário, contribuindo para sua socialização, acolhimento e desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, o objetivo do projeto é desenvolver e implementar atividades educativas, de domínio público por intermédio da aplicação de tecnologias digitais (minicursos - modalidade remota e elaboração de materiais digitais), que possibilitem às pessoas, em especial aos estudantes e aos egressos da UniSER, desenvolverem habilidades e competências necessárias para melhoria da qualidade de vida.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Profa. Mariana Sodário Cruz
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Ginga Ativa Open or Close

    Observa-se um frequente relato sobre quadros de ansiedade, insônia e depressão e as vezes até suicídio no meio acadêmico, o que tem dificultado a capacidade de concentração de servidores, professores e estudantes. Consequentemente, o processo de aprendizagem e as relações interpessoais ficam prejudicadas nesse contexto. Diante desse cenário, a prática da capoeira necessária de modo que possa promover o autoconhecimento e o conhecimento do meio ambiente que nos cerca, e combater o estresse e ansiedade, necessitam ser fortalecidas e estimuladas para reverter esses quadros de adoecimento físico e mental de nossa comunidade. capoeira, saúde.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Responsável:

    Prof. Breitner Luiz Tavares
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Tecnologia social aplicada na interação com a comunidade para formação de Gestores Open or Close

    Objetivo: Implementar uma práxis pedagógica para aplicar a Tecnologia Social na interação com a comunidade e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na formação Gestores em cenários de práticas diversificados nos territórios de saúde. Metodologia: pesquisa ação no desenvolvimento de ações em parceria com grupos existentes em escolas e em instituições de acolhimento de crianças e idosos, bem como nas parcerias com Unidades Básicas de Saúde para exercício de atuação na Atenção Primária à Saúde em Ceilândia. Assim fazendo, espera-se que, mediante o emprego da TS as habilidades gerenciais, como a pró-atividade, a comunicação clara e objetiva, geradas nesta interação com a comunidade, se reflitam em sua atuação como Gestores pró-ativos e responsáveis; que o uso da TS propicie apropriação desta ferramenta a partir da sua aplicação e da vivência no cenário de práticas; e, que a escuta da comunidade na identificação de suas demandas e na execução das propostas construídas com sua colaboração, passe a fazer parte de sua atuação como Gestor. Espera-se, operar o desvelamento dos processos multifacetados da complexidade humana envolvida na aplicação de TS na interação com a comunidade. Espera-se ainda que o conhecimento produzido na articulação entre o mundo real e a teoria, entre sujeito e objeto se alargue para a sociedade. Além disso, espera-se que a TS contribua para apropriação da teoria a partir da sua aplicação prática no trabalho de campo vivenciado no mundo real. O PEAC “Participação comunitária como meio de promover saúde” iniciado em 2010 e aprovado pela Câmara de Extensão do Decanato de Extensão (DEX) da UnB teve sucessivas reedições e sua vigência se encerrou em 18 de junho 2018. A partir de 2/7/2018 foi submetida e aprovada a versão atual do projeto com adequação da teoria, dos objetivos e a inclusão da disciplina Atenção Primária em Saúde com o título “Tecnologia educacional e social como dinamizadoras da formação profissional em saúde”. Em 2023 foram efetuadas atualizações e adequado ao novo título: Tecnologia social e educacional como dinamizadoras na formação de Gestores. Conforme orientação recebida a vigência deste PEAC vai de 01/03/2023 a 31/12/2023 com vinculação ao Edital no 01/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX Portanto, trata-se de uma renovação de PEAC.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Olga Maria Ramalho de Albuquerque
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Viver na Chapada Open or Close

    A saúde de um(a) indivíduo resulta, principalmente, das condições e acesso à alimentação, moradia, lazer, dinâmicas familiares, escola, trabalho e condições ambientais. Em conexão com os princípios e diretrizes do SUS, o projeto Viver na Chapada realizará, em 2023, ações de educação e vigilância em saúde e atenção integral à saúde, especialmente por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) na área de abrangência do Polo UnB Chapada dos Veadeiros. A comunidade local do município de Alto Paraíso, distrito de São Jorge e comunidade de Moinho será beneficiada pelas ações de promoção à saúde, prevenção e terapêutica de doenças e agravos. O projeto promoverá o reconhecimento das iniciativas promotoras de saúde e lideranças do território, promovendo o intercâmbio entre o saber acadêmico e o saber popular.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof.ª responsável: Priscila Almeida Andrade
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Terapia Ocupacional

  • A saúde funcional no campo da saúde mental Open or Close

    O projeto de extensão tem como objetivo desenvolver ações para compreender os modos de expressão do cotidiano de pessoas em sofrimento psíquico grave e a subjetividade envolvida na sua existência no mundo, através de estudos sobre o cotidiano na perspectiva de teóricos da psicopatologia fenomenológica; conhecer as percepções sobre o cotidiano e mundo da vida dos sujeitos; formações sobre a relação do cotidiano e as abordagens em saúde mental; intervenções que favoreçam a expressão do cotidiano; reflexão sobre a expressão dos modos cotidianos para a saúde funcional e mental e o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade na saúde mental.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Ações deliberativas de Terapia Ocupacional em saúde mental para desenvolvimento e aprendizagem de crianças da creche Open or Close

    A motivação deste projeto de extensão nasce da importância de suporte aos professores e familiares que cuidam de crianças de 2 a 3 anos em uma creche do Riacho Fundo II, com ações colaborativa de Terapia Ocupacional no ambiente educacional, estimulando processos do desenvolvimento e aprendizagem destas crianças em saúde mental infantil. Serão desenvolvidas atividades de acompanhamento com atividade psicomotora para levantar perfil do desenvolvimento psicomotor e conhecer imaturidades para melhor orientação junto aos professores e familiares. A proposta de extensão dará apoio colaborativo no sentido do processo da aprendizagem e de ações da Terapia Ocupacional em saúde mental escolar.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Adaptação de materiais sobre educação existencial e sentido para a vida no contexto da adolescência Open or Close

    Trata-se de um projeto de extensão a ser realizado pelo curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, com o objetivo de realizar adaptação de materiais relacionados a logoterapia e sua interlocução com a Terapia Ocupacional. Os materiais produzidos como cadernos de atividades, roteiros, mapas de sentido, serão apresentados a uma escola do ensino fundamental de Taguatinha/DF, para mediação na discussão sobre sentido da vida e vazio existencial junto a professores e alunos.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Juliana Valeria de Melo
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Ampliando a Redução de Danos junto ao Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas Open or Close

    Este Projeto tem como objetivo a criação de um espaço de discussão sobre Redução de Danos (RD) com os trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS AD). A RD é uma estratégia de cuidado importante no contexto das políticas públicas e de saúde mental, que visa minimizar os efeitos danosos associados ao uso de drogas na vida dos usuários. A ideia é promover a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão numa perspectiva de educação permanente, utilizando a experiência do coletivo RD Bateu, pesquisa e o conhecimento construído para subsidiar uma equipe de saúde mental e os espaços de intervenção/cuidado dos sujeitos assistidos no CAPS AD. Optaremos pela utilização das metodologias participativas, com uma abordagem de trabalho dialógica, por meio de rodas de conversas com profissionais e usuários do Serviço. Estima-se a participação de 50 pessoas. O projeto será dividido em observação, entrevista, intervenção e avaliação. Inicialmente serão feitas visitas iniciais e entrevistas para o diagnóstico das necessidades do CAPS AD. Após, serão feitas as intervenções em formato de rodas de conversa. Ao final do projeto, serão feitas visitas para avaliação das ações de Redução de Danos do CAPS AD após a intervenção. Espera-se contribuir para a criação de um espaço contínuo de discussões sobre redução de danos a fim de auxiliar os profissionais do CAPS AD a desenvolverem, juntamente com os usuários do serviços, dialéticas e experiências de cuidado, promoção de saúde mental, reinserção social, acessibilidade, comunicabilidade e apoio às estratégias de RD. Espera-se ainda, instrumentalizar e mobilizar os estudantes sobre a temática, a fim de criar uma rede de apoio multidisciplinar e assessoramento a outros serviços de saúde mental, e com isso contribuir para a formação discente.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Ioneide de Oliveira Campos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • CaminhaTO - FCE/UnB – Caminhos e perspectivas para terapeutas ocupacionais Open or Close

    O avanço da Terapia Ocupacional tem possibilitado o surgimento de diversas oportunidades de trabalho e de formação profissional nas diferentes áreas de atuação tanto no âmbito nacional como no internacional. A proposta do presente projeto tem o objetivo de conhecer o campo de atuação da Terapia Ocupacional no Distrito Federal e identificar possibilidades para continuidade ao processo de formação de egressos dos cursos de graduação em Terapia Ocupacional. Pretende-se contar com a participação aberta de discentes do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília, por meio de encontros periódicos para organização do levantamento das possibilidades, bem como para apresentação e discussão das informações coletadas, que também devem contar com a participação de convidados. A partir desses encontros, pretende-se produzir um material informativo com as informações coletadas. Os produtos e memórias dos encontros serão divulgados em rede social a fim de alcançar a comunidade em geral. Espera-se que o projeto possa contribuir para o incentivo à formação continuada de terapeutas ocupacionais a fim de que a formação atenda às demandas locais/ regionais conforme orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Terapia Ocupacional.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Sarah Raquel Almeida Lins
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • FOCO - Fenomenologia e Cotidiano Open or Close

    O projeto de extensão FOCO - Fenomenologia e Cotidiano desenvolverá atividades formativas e de intervenção no campo do cotidiano e mundo da vida, a partir do enfoque fenomenológico existencial, com participação de discentes e docentes; usuários, familiares e profissionais do serviço; e comunidade em geral, na Associação Amigos da Saúde Mental, articulando e integrando as ações de Extensão, Pesquisa e Ensino.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Laboratório Metuia Cerrado: Grupo de estudos e práticas em Terapia Ocupacional Social Open or Close

    As discussões sobre as desigualdades e vulnerabilidades sociais, fazem parte do campo teórico-prático da terapia ocupacional social, que desde a década de 1970/1980 promove o debate acerca das dinâmicas e estruturas sociais vigentes. A proposta do Laboratório Metuia Cerrado têm por objetivo fomentar a discussão dos pressupostos teóricos da terapia ocupacional social em consonância com temáticas da atualidade, produzindo práticas com atividades e ações junto a grupos, sujeitos e coletivos, abrindo campos de intervenção do terapeuta ocupacional no campo social. Com a participação aberta a alunos de graduação da Universidade de Brasília, o projeto será sistematizado inicialmente por encontros quinzenais, com proposta de discussão de uma referências bibliográfica por encontro. Ao final de cada discussão, será organizado um produto final do encontro, no intuito de sistematizar e realizar a memória dos encontros. Em conjunto a estes, será organizada uma página eletrônica que possa reunir os produtos e memórias dos encontros, assim como elaborar conteúdos para as mídias digitais como resenhas, podcasts, entre outros. Para além desses produtos, o Laboratório Metuia Cerrado buscará inserção em cenários práticos da terapia ocupacional social. Espera-se que o Laboratório Metuia Cerrado possa apoiar a reflexão e a prática em terapia ocupacional social, fomentando ações de extensão e pesquisas relacionadas a área.

    Início: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Rafael Garcia Barreiro
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade da Universidade de Brasília (LASFAC - UnB) Open or Close

    A Liga Acadêmica da Saúde de Família e Comunidade é composta por um grupo de alunos dos cursos de Fisioterapia, saúde coletiva, medicina, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, farmácia, nutrição e educação física que possam compor uma equipe multidisciplinar em saúde, devidamente vinculados à LASFAC com o objetivo de estudar a Atenção Primária, bem como as estratégias de Saúde da Família e Comunidade. A Liga visa divulgar e estimular a Saúde da Família e Comunidade entre os alunos de diversos campos de conhecimento e atuação da saúde. As atividades promovidas pela LASFAC têm o objetivo de propiciar, interdisciplinarmente, um aprendizado teórico e prático sobre saúde da Família e comunidade, constituindo os seguintes eixos: .Formação teórica: pesquisa e atuação com a comunidade do Sol Nascente. É pautada em três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Josenaide Engracia dos Santos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Oficinas Metuia Cerrado: espaços educativos de resistência e antiopressão Open or Close

    O projeto faz parte das ações que fomentam o núcleo Metuia Cerrado FCE/UnB de pesquisa e extensão. Assim, a extensão buscará construir Oficinas de Atividades, Dinâmicas e Projetos em diversos espaços junto a comunidade do Distrito Federal, priorizando grupos marcados por desigualdades em termo de classe, gênero, raça/etnia, sexualidade etc. Serão Oficinas com temáticas diversas, a partir dos marcadores sociais da diferença, mas, sobretudo, a partir das demandas das diversas populações. Pretende-se consolidar Oficinas focalizadas, como para população negra, debatendo sobre raça/etnia, à exemplo, mas também Oficinas amplas, com grupos múltiplos para debater diversas questões, como raça, gênero, sexualidade etc. Estas Oficinas terão como lócus os espaços da FCE/UnB, podendo ampliar-se para além dela, para outros equipamentos do território institucionais e não institucionais, como, por exemplo, a realização de atividades grupais nas praças, escolas, espaços comunitários etc. Entende-se a construção dos Oficinas como espaços importantes que potencializam o encontro e as possibilidades de trocas sociais significativas.

    Início: 15/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Prof. responsável: Magno Nunes Farias
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Polo de Cuidado UnB Open or Close

    Trata-se de um projeto de extensão, denominado Polo de Cuidado UnB, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, servidores da universidade e terceirizados, além comunidade adjacente à Faculdade de Ceilândia, como moradores e estudantes do ensino médio. O objetivo é desenvolver ações visando à promoção, prevenção e tratamento da saúde, buscando diminuir o sofrimento emocional, adoecimentos físicos e psíquicos, e favorecer o fortalecimento de processos resilientes e de redes de apoio solidárias da comunidade acadêmica. E também proporcionar um espaço de acolhimento com base em ações pautadas nas práticas integrativas e complementares de saúde. Para alcançar esses objetivos, pretende-se realizar atividades como meditação, Reiki, terapia comunitária integrativa, yoga, arteterapia, entre outras. Além disso, desenvolver a proposta de acolhimento e escuta da comunidade universitária. A partir de encontros semanais de aproximadamente duas horas, pretende-se ofertar as práticas citadas, as quais serão conduzidas por uma dupla de facilitadores e sendo possível os participantes avaliarem o encontro ao final de cada vivência, de forma que a construção desse espaço de cuidado seja coletiva e desperte um sentimento de pertença. Para o acolhimento, tem-se uma proposta de um momento individual, com encontros previamente agendados para a realização da escuta qualificada. Espera-se com este projeto despertar um processo crítico-reflexivo de crescimento pessoal e profissional, contribuir para o processo formativo dos estudantes, bem como proporcionar o desenvolvimento de práticas não tradicionais e complementares ao cuidado à saúde e fortalecer a rede de apoio da comunidade universitária. Sobretudo fomentar a discussão de políticas e diretrizes que favoreçam a construção de universidades promotoras de saúde, de uma formação saudável, com empatia e prevalecendo uma educação crítica.

    Início: 28/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Daniela da Silva Rodrigues
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Produção e translação do conhecimento na validação de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens no Distrito Federal Open or Close

    O projeto de extensão atendeu cerca de 400 pessoas entre comunidade universitária e comunidade externa do Sol Nascente no ano de 2023. A ação teve início durante o ano de 2023 na Universidade de Brasília e na comunidade do Sol Nascente, em parceria com a Unidade Básica de Saúde 01, com atividade contínua para comunidade como Aconselhamento e Testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), vírus da imunodeficiência humana (HIV) e capacitação de jovens universitários.

    A coordenação do projeto é da Profª Drª Josenaide Engracia dos Santos, da Profª Drª Larissa Polejack Brambatti, do Profª Drº Ileno Izidio da Costa, coordenação administrativa da Cybele Bueno Rocha Rodrigues de Farias, além da colaboração do Profº Drº José Antonio Iturri de La Mata, da enfermeira Luciana Nunes, da Coordenação de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (CoRedes), do Sérgio D'Ávila, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Gerência de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis (GEVIST) e das discentes do curso de graduação em Enfermagem: Ana Luiza Leal, Keyza Silva e Nagylla Soares e discentes do curso de graduação em Saúde Coletiva: Raquel Mariani e Gustavo Manço, integrantes da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC-UnB). Desde seu início foram realizadas capacitações dos jovens universitários sobre a temática IST/HIV, testagem, aconselhamento, acolhimento e com realização de testagens de IST/HIV nos Campus de Ceilândia (FCE), Darcy Ribeiro e Gama (FGA), além da expansão dos atendimentos à comunidade do Sol Nascente, em parceria com a Unidade Básica de Saúde 01 de Ceilândia. O projeto conta com ações de educação em saúde, prevenção em saúde, acolhimento, aconselhamento e distribuição de preservativos. O projeto é oriundo do Termo de Execução Descentralizada Nº 106/2020 celebrado entre o Ministério da Saúde, por meio do Fundo Nacional de Saúde e a Universidade de Brasília, fruto da Emenda Parlamentar de autoria da Deputada Erika Kokay (Emenda nº 28260008), e executado via contrato celebrado entre a UnB e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), cujo objeto é apoiar a execução e o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. responsável: Josenaide Engracia dos Santos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Projeto Articulando REDES para prevenção e promoção a saúde Open or Close

    O projeto consiste no desenvolvimento de ações que visam contribuir para a prevenção e promoção a saúde, fortalecimento e articulação de redes no Distrito Federal, nas comunidades de Por do Sol, Sol Nascente e Gama. Nessas comunidades, há alto índice de vulnerabilidade social, mas também iniciativas e demandas de articulação de diversos órgãos oficiais e não oficiais que atendem as comunidades em seu território. Serão desenvolvidas atividades em cada comunidade, utilizando-se de intervenções de prevenção e promoção a saúde, com atividades psicossociais, atividades educativas e coletiva. Estratégias audiovisuais e multimídias serão utilizadas. Estimulando a articulação do saber coletivo junto a universidade.

    Início: 01/04/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Josenaide Engracia dos Santos
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • Transtorno mental, transtornos por uso de substâncias e comportamentos de risco associados ao HIV: caracterização e intervenção junto às pessoas em situação de rua de Brasília DF Open or Close

    As pessoas em situação de rua (PSR) em extrema vulnerabilidade socioeconômica tem crescido significativamente em Brasília-DF, em especial devido à pandemia da Covid-19, dificultando o acesso aos serviços de saúde para transtornos mentais, uso de álcool/outras drogas, e comportamentos sexuais de risco. Em recente levantamento divulgado em junho de 2022 realizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), foram identificadas 2938 pessoas em situação de rua (PSR) em Brasília. Dentre as 14 doenças/problemas de saúde mais comuns relatados na pesquisa, a primeira foi depressão/transtornos mentais (37,7%), e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo HIV/aids, aparecem na 10ª posição (6,3%). Sobre o uso de álcool e outras drogas, 72,9% afirmaram usar alguma substância e 66,5% destes referem fazer esse uso de forma diária. Dentre as drogas utilizadas, as mais consumidas são o tabaco (72,3%), o álcool (65,9%) e o crack (36,8%), respectivamente. OBJETIVO. Caracterizar a presença de transtornos mentais, transtornos por uso de substância (TUS), e fatores/comportamentos de risco associados ao HIV junto a uma amostra representativa das PSR (n=340) de Brasília DF. MATERIAIS E MÉTODO. Trata-se de um projeto/estudo descritivo e transversal misto, com dados quantitativos e qualitativos, que serão coletados junto às PSR por meio de instrumentos padronizados sobre saúde mental, álcool e outras drogas, e entrevistas individuais, que será realizado em parceria com a Organização da Sociedade Civil Instituto Cultural e Social No Setor, que atua na região central de Brasília. Para os dados quantitativos, serão realizadas estatísticas descritivas em termos de frequências e percentuais; o teste qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher serão usados para verificar a associação entre as covariáveis de interesse. Para a análise dos dados qualitativos será utilizado o método de análise de conteúdo orientado por Bardin seguindo as três fases: a de pré-análise do material, a de exploração e a fase de tratamento, inferência e interpretação dos resultados respaldados pelo referencial teórico. RESULTADOS ESPERADOS. Os dados deste projeto irão informar e direcionar de forma clara e detalhada as reais necessidades de saúde, sociais e de direitos das PSR com vistas ao desenvolvimento de uma intervenção em rede para melhorar, especialmente, os resultados relacionados aos transtornos mentais, TUS e prevenção e tratamento ao HIV de uma população historicamente excluída do acesso às políticas públicas.

    Início: 01/03/2023
    Término: 31/12/2023

    Profa. Responsável: Andrea Donatti Gallassi
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Campus Universitário - Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Brasília - DF. CEP: 72220-275   

Copyright © 2024 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.